Cuiabá | MT 25/04/2024
Saúde
Quarta, 18 de outubro de 2017, 19h04

Especialista nacional aborda os dilemas do refluxo gastroesofágico neste sábado, em Cuiabá


.

O refluxo gastroesofágico pode ser uma manifestação fisiológica esporádica em virtude da ingestão de alimentos gordurosos, gasosos ou muito condimentados. Quem já experimentou a azia e a queimação depois de exagerar na feijoada ou nas bebidas alcoólicas sabe bem como é o desconforto. No entanto, para cerca de 20% da população mundial, o mal é crônico e chega a atingir as mucosas do esôfago, o pulmão, a traqueia e a faringe, comprometendo bastante a qualidade de vida.

 

Para abordar o tema em Cuiabá, a sexta edição do projeto Gastrinho – um programa voltado para a atualização médica em cirurgia digestiva, com módulos voltados para as áreas do conhecimento em gastroenterologia clínica e cirúrgica, ministrados por especialistas na área – irá receber, neste sábado (21.10), o membro titular da FBG e professor adjunto do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o doutor em medicina (gastroenterologia) Luiz João Abrahão Júnior.

 

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é causada pelo retorno do conteúdo intragástrico do estômago para o esôfago. Essa movimentação é reflexo do mau funcionamento da válvula que divide os dois órgãos – chamada esfíncter inferior. Feito um anel de fibras musculares, ele abre-se para a passagem do alimento até o estômago e fecha-se fortemente para que o ácido que ajuda na digestão não retorne por este caminho.

 

Com uma maior diversidade de manifestações, o refluxo gastroesofágico é capaz de gerar desde desgaste acelerado do esmalte dentário, mau hálito e sensação de boca amarga até pigarro, tosse seca, engasgo, rouquidão, agravamento de laringite, faringite e pneumonia. Atualmente, uma série de fatores do cotidiano tem contribuído para este quadro – entre eles, está o aumento dos casos de obesidade no mundo.

 

GASTRINHO – Promovido pelo Hospital Santa Rosa – por meio do Programa de Residência Médica Centro de Estudos Dr. Cervantes Caporossi – em conjunto com a Liga de Cirurgia do Aparelho Digestivo (LCAD) da Unic, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Secção Mato Grosso (CBC-MT) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), o Gastrinho será realizado no Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan), com vagas limitadas.

 

Com miniconferência e palestras de alto nível sobre temas atuais, o "Gastrinho" é voltado para estudantes, graduados na área médica e cirurgiões gerais e do aparelho digestivo. Além de estimular a pesquisa e contar com a divulgação de trabalhos acadêmicos, o evento tem como proposta desmistificar a rotina dos profissionais deste segmento ao promover o intercâmbio educacional por meio da aplicação de conceitos, discussão e análise de casos durante a edição.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114