Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quinta, 19 de outubro de 2017, 15h22

Ritmo de cirurgias aumenta e esvazia corredores do Hospital Regional de Cáceres


O Hospital Regional de Cáceres (220 km de Cuiabá/MT), que desde o dia 1º de outubro retornou para a gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), passa por readequações administrativas e técnicas. Um dos primeiros resultados pode ser visto no corredor central que antes vivia lotado, com pacientes em macas e cadeiras, e agora está vazio.

De acordo com o diretor técnico do hospital, Hernandez Silva Coutinho, com a reestruturação, as cirurgias ficaram mais dinâmicas, principalmente as ortopédicas, e não é mais necessário manter pacientes internados no corredor à espera da intervenção. Aqueles que chegam aguardam o tempo mínimo até serem devidamente alojados.

Além disso, a direção está revendo as internações para cirurgias eletivas, visto que o Hospital Regional de Cáceres deve atender apenas os casos de urgência. As eletivas (que não representam risco de morte) devem ser reguladas pelos respectivos municípios da área de abrangência por meio do Escritório Regional de Saúde.

Durante reunião nesta quarta-feira (18.10), em Cáceres, o secretário-adjunto da SES, Cassiano Falleiros, falou a representantes dos municípios da área de abrangência do Hospital Regional, que totalizam 24, sobre o novo modelo de gestão da unidade.

“Com o recuo dos prefeitos em assumir o a gestão do hospital por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste, a SES nomeou uma diretoria de transição e que tem autonomia para adotar as medidas necessárias com vistas a enfrentar um dos grandes desafios que é aumentar a produção, porém reduzir os custos”, explicou o secretário.

Cassiano Falleiros tranquilizou os gestores quanto aos serviços de responsabilidade do Hospital Regional de Cáceres. Entretanto, ele deixou claro que há a necessidade dos municípios organizarem o sistema de regulação dos pacientes eletivos.

“O Hospital Regional continuará fazendo a sua parte, que é atender os casos de urgência e emergência, enquanto os municípios devem reestruturar o sistema de regulação para evitar que os pacientes eletivos fiquem esperando por cirurgias durante muito tempo”, ressaltou Cassiano Falleiros.

Cirurgias oncológicas

Em relação às cirurgias oncológicas, entre os dias 1º e 17 de outubro o hospital já realizou 29 procedimentos cirúrgicos. Sobre o assunto, o diretor técnico Hernandez Coutinho foi objetivo. “Não deixamos de fazer nenhuma cirurgia oncológica. Todos os pacientes que têm chegado aqui com diagnóstico de câncer estão sendo operados. Apenas as pequenas intervenções em pacientes que ainda não tem o diagnóstico de câncer é que estão suspensas porque o Hospital Regional, como já foi dito, não tem a missão de realizar as eletivas”.

O Hospital Regional de Cáceres, referência para 24 municípios da região Oeste, atende em média 400 mil pessoas, inclusive moradores de San Matias e San Ignácio de Velasco, na Bolívia.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114