Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Terça, 09 de janeiro de 2018, 13h14

Nota técnica subsidia decisão do Ministério da Saúde


Estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fomentou a decisão do Ministério da Saúde de unificar o serviço de armazenamento e distribuição de medicamentos do SUS (Sistema Único de Saúde). A mudança põe fim a 15 contratos que atualmente dão conta do serviço de forma descentralizada. Com a nova medida, estima-se que a pasta consiga reduzir os gastos de logística em 20%.

Intitulado "Avaliação da necessidade e da localização de Centros de Distribuição para Medicamentos do Ministério da Saúde", o estudo revela que oito armazéns (câmaras frias, armazém de insumos e de praguicida) operam no Brasil atualmente: quatro no DF e outros quatro no Rio de Janeiro. Cada um deles mantém contratos próprios de aluguel, mão de obra e manutenção.

Autor do artigo, o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Fabiano Pompermayer explica que o excesso de acordos licitatórios dificulta a tarefa de coordenar de forma efetiva a qualidade dos serviços. "Por outro lado, a centralização garante agilidade na distribuição de remédios e reduz os riscos de perdas de insumos na armazenagem", afirma.

"Há medicamentos importados destinados ao armazém de Brasília, mas esses são entregues por fornecedores nacionais. Nesse caso, a prática adotada é de internar os produtos pelo aeroporto de Guarulhos e fazer um transporte aéreo até o DF. Trata-se de uma restrição a ser levada em conta pelo menos no curto prazo, por não haver tempo hábil para negociar com os fornecedores a entrega em lotes menores", destaca o texto de Pompermayer. Ainda de acordo com as conclusões do estudo que a Saúde encomendou ao Ipea, cerca de 64% da demanda por remédios se concentra no Sudeste.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114