Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Segunda, 23 de abril de 2018, 13h27

Escola de Saúde Pública completa 18 anos anunciando expansão das suas ações


.

Criada em 7 de abril de 2000 com o objetivo de promover a formação e qualificação profissional nos níveis básico, técnico e superior na perspectiva do aprimoramento técnico-científico em saúde para o Sistema Único de Saúde do Estado de Mato Grosso (SUS-MT), a Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP/MT) completa 18 anos anunciando atuação direta nas Unidades de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) e no interior do Estado, por meio dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS).

Carmen Silva Campos Machado, diretora da ESP/MT, comemora mais um passo da instituição nestes 18 anos de atuação em Mato Grosso. “Nesse processo de aproximação da escola com as Unidades de Saúde e os Escritórios Regionais de Saúde estamos pactuando cursos que contemplarão vários municípios inclusive alguns que não estavam previstos para este primeiro momento, como Sinop e Primavera do Leste”, informa a diretora.

A ESP/MT articulará com as secretarias municipais de saúde para que elas próprias forneçam capacitação para os docentes que eles indicarem, auxiliará na questão da supervisão de cursos para que as próprias prefeituras, com recurso próprio e com apoio da Escola de Saúde Pública, realizem processos seletivos. “Dessa forma a gente não fica amarrado em ter financiamento para executar algumas ações. É possível a ESP atuar junto aos municípios sem necessariamente ter dinheiro novo e específico para isso”, ressalta Carmen Machado.

 

Outro marco para este ano é a formação dos 4 mil agentes comunitários de saúde e combate a endemias de Mato Grosso. Segundo a diretora, a ESP/MT já passou pelo processo seletivo e aguarda o aval final do Ministério da Saúde para capacitar esta categoria. “Também fomos contemplados com 200 mil do PROEP SUS para fomentar a Política de Educação Permanente no Estado”, acrescenta.

Um dos responsáveis pela criação da ESPMT, o médico e ex-secretário de Estado de Saúde, Júlio Strubing Muller Neto, parabeniza todos os trabalhadores e professores da Escola de Saúde Pública inaugurada no ano 2000 e que faz aniversário justamente no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril.

“A importância de uma escola para a saúde pública é fenomenal. Normalmente as pessoas demandam da saúde mais consultas, mais exames, mais hospitais, mas não é fácil entender que nada dessas coisas pode funcionar se nós não tivermos profissionais e trabalhadores da saúde qualificados, que façam um atendimento humanizado, tecnicamente competente e isso é só a formação e a educação permanente podem garantir, daí a importância do papel da Escola de Saúde Pública. Parabéns e vamos continuar nesse caminho de construir a cidadania no âmbito do Sistema Único de Saúde de Mato Grosso”.

Cursos

 

A ESP/MT oferece cursos nas mais diversas áreas, voltados à garantia da educação permanente dos trabalhadores da saúde, como é o caso da pós-graduação que certificou 142 trabalhadores da saúde nas áreas da Saúde da Família, Odontologia para Pacientes Especiais e Saúde Pública.

No último ano, 677 pessoas fizeram curso de aperfeiçoamento, entre eles, na área de Saúde Mental, Educação Popular em Saúde e Saúde do Idoso com Ênfase em Saúde Mental, além de Técnico em Vigilância e Saúde e Técnico em Radiologia em Cuiabá, Técnico em Análise Clínica em Tangará da Serra e Pontes e Lacerda, e Técnico em Hemoterapia na Capital.

No Vale do Rio Cuiabá, outras 182 pessoas foram certificadas em seis diferentes cursos. Mais 600 servidores receberam capacitação em EAD Projeto Anjos da Escola, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande.

As capacitações beneficiam também os mais distantes municípios, a exemplo de Alto da Boa Vista e São Félix do Araguaia, onde turmas, totalizando 50 participantes, foram capacitadas em Introdutório em Saúde da Família. Além dos municípios de Peixoto de Azevedo, Lucas do Rio Verde e Várzea Grande, com total de 350 profissionais das equipes de saúde da família qualificados.

As aulas são ministradas por uma equipe multiprofissional composta por doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, especialistas, graduados e técnicos.

60 mil certificações

O número de certificados de capacitação emitidos pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESPMT) subiu de 1.364 para 5.149 entre 2016 e 2017, o que representa um aumento de 277%.

Para 2018, a projeção é de que a Escola emita mais de 60 mil certificados graças à parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para capacitação em Ensino à Distância (EAD) do Projeto Anjos da Escola, o que deve representar um salto de 871% em emissão de certificações.

A capacitação de servidores para atuação no Anjos da Escola vai chegar a 139 municípios de Mato Grosso e a certificação será conjunta. A estimativa é de que haja adesão de 753 escolas estaduais, com média de 30 participantes.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114