Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Sábado, 30 de junho de 2018, 14h16

MT Hemocentro divulga agenda de coleta do Hemobus para julho


O Hemobus, ônibus de coleta de doação de sangue do MT Hemocentro, tem programado para o mês de julho 11 coletas externas entre Cuiabá e Várzea Grande. Com capacidade para coletar até 40 bolsas por dia, o ônibus possui uma equipe de sete servidores, incluindo médico, enfermeiro e auxiliares de enfermagem.

Desde que voltou a funcionar, em abril deste ano, o Hemobus já realizou coleta em diversos lugares públicos e privados. Somente no mês de junho foram realizadas 218 doações. A primeira parada de julho será nos dias 09 e 10, das 8h às 16h, na empresa Trael – Transformadores Elétricos, no Distrito Industrial, em Cuiabá. Já no dia 12 de julho, a agenda será no pátio da Rotam (Batalhão de Ronda Ostensivo Tático Metropolitano) da Polícia Militar, das 8h às 16h. O Batalhão tem um efetivo de 160 policiais e essa será a primeira vez que a corporação receberá o serviço do Hemobus.

A empresa Águas Cuiabá, responsável pela coleta, tratamento e abastecimento de água e esgoto na Capital, realizou parceria com o MT Hemocentro e colocará à disposição de seus funcionários o Hemobus, no dia 17 de julho, das 8h às 16h, na Av. Gonçalo Antunes de Barros, 3196, Bairro Carumbé. Na empresa trabalham 690 pessoas entre funcionários, estagiários e aprendizes. No dia 19 de julho a coleta externa de doação de sangue será no estacionamento da 1ª Igreja Batista de Cuiabá, das 8h às 16h.

 

Em Várzea Grande

O Hemobus estará pela primeira vez no município vizinho, em frente da empresa Compeças Peças e Serviços Automotivos, na Av. Ulisses Pompeu de Campos, 378, centro da cidade. A empresa tem mais de 30 funcionários, no entanto, o Hemobus estará atendendo os clientes e funcionários de outras empresas vizinhas da Compeças. A direção da empresa confeccionou mais de 100 camisetas e realiza campanha interna de sensibilização e orientação para os funcionários e campanha publicitária em rádio.

A coleta externa continuará em Várzea Grande nos dias 23 e 30 de julho, das 8h às 16h, no pátio da Prefeitura Municipal. O Hemobus estará atendendo os servidores, os visitantes e moradores da região em torno da prefeitura, localizada no Paço Municipal, Av. Castelo Branco, 2500, Centro Sul.

A iniciativa da Prefeitura de Várzea Grande em solicitar o serviço do Hemobus na cidade é muito importante para o MT Hemocentro, pois demonstra o compromisso das autoridades e o interesse dos moradores em colaborar de forma voluntária com a causa social e humanitária que é a doação de sangue para o banco de sangue público do Estado.

“As coletas realizadas também são destinadas para atender os pacientes do SUS na rede básica de saúde, inclusive no Pronto-Socorro de Várzea Grande”, destacou a gerente de doação de sangue, Gian Carla Zanela.

Shopping parceiro

A partir do dia 24 de julho, a agenda do Hemobus será retomada em Cuiabá, com programação prevista para o Shopping Pantanal, com atendimento nos dias 24 e 31 de julho, das 9h às 17h, para os trabalhadores e visitantes do shopping. A coleta externa foi solicitada pela direção do shopping e conta com o trabalho de publicidade e de divulgação interna do setor de marketing. Essa é a primeira vez que o ônibus do MT Hemocentro realiza atendimento dentro de um shopping Center.

No dia 26 de julho, a coleta será reforçada em Cuiabá, desta vez na empresa Ivoglo Transporte de Combustíveis, localizada no Distrito Industrial, na rua N, número 63. A empresa tem 89 funcionários, dos quais 64 motoristas de carreta.

Campanhas internas

“As campanhas internas entre o MT Hemocentro e a sociedade civil são fundamentais para a manutenção do estoque do banco de sangue público”, explica a diretora Silvana Salomão.

Todos os meses, a Gerência de Doação de Sangue e o setor de captação realizam contatos com entidades dos setores público e privado, promovem palestra educativa sobre a doação voluntária de sangue e as visitas técnicas para verificar a viabilidade de deslocar o Hemobus para o local para a coleta externa.

De acordo com a Gerência de Doação de Sangue, no mês de junho o MT Hemocentro da Capital recebeu 1.153 candidatos que doaram de forma voluntária. Na unidade do Pronto-Socorro de Cuiabá foram feitas 140 doações de sangue em junho.

Neste mês de julho, por exemplo, funcionários de agências do Sicredi estarão se deslocando até a unidade do MT Hemocentro, na Rua 13 de Junho, Bairro do Porto, em Cuiabá, para se cadastrar e doar sangue. A campanha será no período de 2 a 13 de julho. A gerência do Sicredi informou que foram confeccionadas camisetas e todas as agências receberam orientações por meio de comunicados internos sobre os critérios para ser um doador de sangue.

No período de 16 a 21 de julho, a Igreja Universal realizará campanha de doação de sangue entre os membros na unidade do MT Hemocentro. O agendamento de coleta externa do Hemobus pode ser solicitado ao MT Hemocentro, pelo telefone (65) 3623 0044, no período de segunda à sexta-feira, das 7h30 ás 17h30.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114