Cuiabá | MT 20/04/2024
Saúde
Segunda, 09 de julho de 2018, 13h54

Evite lesões ao praticar exercícios neste inverno!


ClimaTempo

O tempo frio é um dos principais inimigos de quem quer começar uma atividade física e até mesmo daqueles que já a praticam há bastante tempo. Com a temperatura baixa dá aquela preguiça de sair de casa. Porém, não dá para desanimar, já que o inverno é justamente o período no qual o corpo precisa de mais movimento. Isso ajuda a equilibrar a temperatura interna, além de colaborar na manutenção da imunidade.

 

No entanto, a prática de esportes requer alguns cuidados, pois no frio o risco de lesões musculares cresce consideravelmente. Como o corpo demora mais para atingir a temperatura ideal para a atividade física, já que os vasos sanguíneos estão menos dilatados e a musculatura mais retraída, especialistas ressaltam a importância de investir alguns minutos a mais no alongamento e no aquecimento.

Dicas para fazer exercícios no inverno

A dica é ir preparando o organismo aos poucos antes de começar a atividade.

 

- Se aqueça por 10 ou 15, simulando o exercício que irá praticar, por exemplo, mas sem nenhum peso.

 

- Depois, alongue-se por mais 10 minutos. Estique todo o corpo, principalmente costas, braços e pernas. Enquanto o aquecimento possibilita o aumento progressivo da circulação corporal, o alongamento atua na distensão em níveis seguros das fibras musculares.

 

- Só depois disso você está apto a começar os exercícios.

Atividades recomendadas

As atividades recomendadas para a época não diferem muito das indicadas para o verão. Caminhada, corrida e bicicleta, aliadas à musculação, completam bem o cardápio do inverno. Se essas práticas forem realizadas ao ar livre, não se esqueça de separar um vestuário adequado para o frio e um calçado que amorteça o impacto, evitando possíveis lesões articulares.Também é preciso se lembrar da hidratação, já que mesmo com a temperatura lá embaixo, o corpo pode sofrer um superaquecimento na hora do treino. Além disso, o inverno costuma ser marcado por dias secos, com baixa umidade do ar, portanto beber bastante água é essencial.

O inverno não é impeditivo para a prática de esportes. Portanto, não deixe o frio vencer você! Levante do sofá e mexa-se!




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114