Cuiabá | MT 29/03/2024
Saúde
Quinta, 25 de outubro de 2018, 21h15

Com ajuda do SUS, população retoma o sorriso nas cidades


Até pouco tempo atrás, o morador do Distrito Federal Rigoneide Soares, 35 anos, desconhecia uma realidade presente em mais de 5 mil municípios brasileiros. Ex-jogador de futebol, ele não sabia que tinha direito aos serviços odontológicos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, faz parte parte dos mais de 100 milhões de brasileiros que já foram beneficiados pelo programa Brasil Sorridente.

O desconhecimento levava Rigoneide a recorrer à rede particular sempre que precisava do atendimento. "Aqui não tem diferença, é uma briga acirrada [com os serviços privados]. O atendimento daqui, dependendo, é até melhor do que o particular. Você não paga nada e é bem atendido”, afirmou, enquanto aguardava a consulta para reparar um tratamento de canal na Unidade Básica de Saúde do Guará (DF).

Atualmente, mais de 26 mil equipes de saúde bucal, espalhadas por 5.038 municípios, realizam esse tipo de atendimento, o que equivale a uma cobertura de mais de 90% das cidades do País. Em todo o Brasil, a população tem acesso a uma série de serviços, que vão desde medidas de atenção básica até procedimentos especializados, o que ganha mais importância nesta quinta-feira (25), quando o Dia Nacional da Saúde Bucal é comemorado.

Atendimento especializado
As UBSs são voltadas ao atendimento básico. Nesses postos, o cidadão passa por um exame inicial, que prioriza ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde. Se os médicos identificarem a necessidade de um serviço de maior complexidade, o paciente será encaminhado aos centros de especialidades odontológicas (CEO) e aos laboratórios regionais de próteses dentárias (LRPD).

Somente na UBS do Guará são realizados diariamente de 20 a 30 atendimentos, que variam entre serviços de limpeza em geral, profilaxia, restauração, exodontias e tratamentos de emergência, informou a técnica em higiene dental, Shirley Ferreira. “A nossa demanda é espontânea. (...) Tendo a vaga, ela já é atendida. Mas, no máximo em um mês, elas já estão retornando para fazer tudo”, disse a profissional.

Para o o vigilante Evandro Araújo, a rapidez na marcação das consultas, a qualidade e a gratuidade do atendimento são os principais pontos positivos do sistema. "Acho muito bom o atendimento, são profissionais excelentes. Fiz a marcação de encaixe e, dessa marcação, já fizeram o agendamento para eu continuar o tratamento”, afirmou Evandro, minutos após a segunda consulta realizada em menos de um mês.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114