Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Segunda, 12 de novembro de 2018, 14h21

DSEI Cuiabá implementa melhorias de transporte


Patrícia Ferreira
.

Para garantir melhores condições aos serviços de saúde indígena na região do Distrito Sanitário Especial Indígena Cuiabá (DSEI), a coordenação distrital tem realizado adequações no modelo de organização das ações de saúde no âmbito de seu território. Um exemplo é o novo contrato de locação da frota de veículos para atendimentos na sede do DSEI, Polos Base e aldeias das dez etnias sob a jurisdição do DSEI Cuiabá. Serão 30 veículos locados por mês, o que vai garantir a mesma cobertura assistencial e gerar mais conforto aos usuários no atendimento.

Segundo o coordenador distrital de Cuiabá, Argon Norberto Hachmann, responsável pela implementação do novo sistema de gestão de transportes, “o recurso economizado passará a fazer parte do orçamento e será aplicado em ações de promoção e prevenção à saúde, bem como em insumos e equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI), dando melhores condições de trabalho a todos os profissionais, sejam indígenas ou não, bem como qualificar a assistência aos usuários”.

O Distrito Sanitário Especial Indígena Cuiabá tem sob sua jurisdição uma população de 8.316 indígenas de dez etnias: Kurâ (Bakairí), Boe (Bororo), Haliti (Paresi), Chiquitano, Balatiponé (Umutina), Guató, Enawene Nawe, Myky, Irantxe e Nambikwara. Para prestar atendimento básico de saúde aos indígenas, o DSEI conta com dez Polos Base – quatro administrativos (Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Brasnorte) e seis assistenciais (Chiquitano, Bacaval, Três Lagoas, Rio Verde, Meruri e Pakuera) – e 38 UBSI.

Essa população indígena vive em 18 municípios mato-grossenses: Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Nobres, Poxoréu, Rondonópolis, Santo Antônio do Leverger, Porto Esperidião, Brasnorte, Comodoro, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Tangará da Serra, Diamantino, Nova Lacerda, Conquista D`Oeste, General Carneiro, Paranatinga e Planalto da Serra.

Desde 2016, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) tem intensificado a orientação às coordenações distritais dos DSEI para a adoção de sistemas de gestão mais eficientes e transparentes na aplicação dos recursos financeiros e dos investimentos na qualificação de profissionais e agentes de saúde. São procedimentos que garantem e ampliam a eficácia dos resultados no atendimento aos indígenas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114