Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quarta, 14 de agosto de 2019, 14h37

Secretarias de Saúde e de Cultura promovem "mamaço" no Palácio da Instrução


 As Secretarias de Estado de Saúde e de Cultura, em conjunto com o grupo de apoio Super Mães, realizarão um “mamaço”, no Salão Nobre do Palácio da Instrução. O evento integra a programação do Agosto Dourado, campanha que visa à promoção do aleitamento materno em Mato Grosso, e acontece no dia 17 de agosto, próximo sábado, das 15h às 18 horas.

Segundo um dos coordenadores do evento e servidor da Superintendência de Atenção à Saúde da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES-MT, Rodrigo Carvalho, o “mamaço” é realizado com base na Lei Estadual nº 10.394 de 2016, a qual permite o aleitamento materno em locais públicos.

“A lei garante que as mulheres têm o direito garantido de amamentarem seus filhos em locais coletivos de acesso público, tais como: casas de espetáculos, bares, restaurantes e estabelecimentos similares em todo o Estado de Mato Grosso. Os estabelecimentos comerciais que descumprirem a Lei poderão sofrer penalidades, que vão de advertência à multa, que pode chegar a R$ 50 mil”, ressaltou Carvalho.

Durante a ação, acontecerão diversas atividades como Rodas de Conversa, que discutirão o empoderamento de mães e pais no processo de amamentação, a dança circular, a pintura de barriga, as orientações para gestantes e lactantes; também estarão disponíveis algumas práticas integrativas complementares em saúde, tais como aromoterapia, massagem relaxante e auriculoterapia. Todas as atividades são gratuitas.

Além disso, haverá a exposição "Arte de Amamentar", montada sob a curadoria do artista Ferraz Ronei. A exposição estará excepcionalmente aberta à população no próximo sábado, das 13h às 18 horas. A programação cultural reúne dezenove artistas de Mato Grosso e suas obras sobre a temática da amamentação, que revelam esculturas, pinturas em tela, fotografias e instalações.

A ação é realizada juntamente ao Super Mães – um grupo de apoio às gestantes, púerperas e mães, que defende o parto respeitoso, a amamentação e a criação não violenta –, em parceria com o Instituto Cuiabá de Educação e Cultura (ICEC) e a Spazio. Para mais informações sobre o grupo, acesse o Facebook @supermaescuiaba.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114