Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Sábado, 10 de abril de 2021, 11h19

Algumas vacinas contra Covid-19 são mais eficazes do que outras?


,

Desde o começo da vacinação contra Covid-19 criou-se uma enorme expectativa para a divulgação da eficácia de cada uma das vacinas. Enquanto imunizantes como o da Pfizer e da Moderna atingiam números acima de 90%, vacinas como a da Sinovac e da AstraZeneca ficavam entre 50 e 70%.

Mas qual a diferença real entre os produtos? Segundo uma análise feita pela Fapesp, não dá para comparar a eficiência das vacinas pois elas não foram estudadas de forma conjunta. “Não dá para dizer que a proteção de uma determinada vacina é melhor que a de outra, pois elas não foram comparadas entre si e os desfechos clínicos avaliados [em cada um dos estudos de fase 3] são diferentes”, disse Ricardo Sobhie Diaz, professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.

Vacinas contra Covid-19
O que é consenso entre os especialistas é que todas as vacinas ajudam a prevenir casos graves da doença. “Felizmente, todas essas vacinas parecem estar nos protegendo de doenças graves”, disse a Dra. Monica Gandhi, da Universidade da Califórnia, para a Associated Press.

“Entrei no protocolo do Instituto Butantan para avaliar a resposta imune do idoso. Portanto, já tomei a CoronaVac. Mas tomaria qualquer uma das vacinas contra Covid-19. A primeira que aparecer, tomem. Qualquer uma delas protegerá contra a doença, que é o que interessa”, explicou também Eduardo Massad, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo à Agência Fapesp.

Outro elemento que torna difícil a comparação são as variantes. A eficácia divulgada inicialmente por cada farmacêutica pode mudar em novas versões do vírus. Os estudos também mudam já que alguns contam pacientes com sintomas leves e outros apenas moderados e graves.

OlharDigital  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114