Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Segunda, 11 de outubro de 2021, 02h54

SUS gasta R$ 300 milhões por inatividade física de brasileiros


Que a prática de esportes e atividades físicas são ótimas para a saúde, todo mundo já sabe. Agora, porém, um estudo da Universidade Federal Fluminense (UFF) calculou o impacto econômico do sedentarismo ao Sistema Único da Saúde (SUS) em diferentes partes do Brasil. Os valores chegam a R$ 300 milhões, só com internações. Os valores são de 2019, ano anterior à chegada da pandemia da Covid-19 ao país.

A pesquisa é intitulada “Implicações socioeconômicas da inatividade física: panorama nacional e implicações para políticas públicas”. Para Antonio Vargas, subchefe do Departamento de Economia da UFF e coordenador executivo do estudo, o custo poderia ser evitado com medidas que ampliassem o acesso da população a programas de promoção de atividade física.

Esse incentivo precisa ser direcionado a segmentos diferentes da população brasileira. Alguns setores têm mais carência do que outros. A falta de exercícios atinge, por exemplo, muito mais mulheres do que homens. No estudo, os pesquisadores veem a implementação de políticas para as atividades físicas como saúde preventiva.

O volume de dados existentes direcionou os pesquisadores da UFF ao foco em pessoa com 40 anos ou mais. Assim, eles correlacionaram essas informações com o custo de tratamento no SUS, ou seja, os gastos com hospitalização. Como ele foi feito antes da pandemia do coronavírus, o grupo agora está buscando a atualização dos dados de 2020.

Inatividade física e doenças crônicas
Em entrevista à Agência Brasil, Antonio Vargas destacou que a falta de prática de exercícios físicos está associada à incidência de diversas doenças crônicas não transmissíveis e é o principal fator de risco à mortalidade no mundo todo. As principais são hipertensão, diabetes, neoplasias de cólon e mama.

Foto: Tribuna de Minas

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114