Cuiabá | MT 16/04/2024
Saúde
Terça, 29 de novembro de 2011, 22h13

Saúde divulga dados da dengue de 1º de janeiro a 24 de novembro de 2011


A Prefeitura Municipal de Várzea Grande por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) informa os dados da dengue referentes ao período de 1º de janeiro a 24 de novembro de 2011. A notificação de casos de dengue no período é de 351 casos de dengue em Várzea Grande.

Já as notificações de casos de dengue em Mato Grosso, no ano de 2010, de 1º de janeiro a 24 de novembro, foram 1.955, em comparação ao ano passado o município teve uma redução de mais de 50% nos casos confirmados, mesmo com essa queda a secretaria mantém o alerta no monitoramento sobre o novo sorotipo da dengue, o DEN 4 que tem circulação em alguns estado do País.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Maria Eckart, no estado ainda não se tem notificação de nenhum caso do novo sorotipo, mas a alerta foi estendida nos 141 municípios.

“Nossa preocupação é grande, pois tivemos casos de dengue durante todo o ano, até mesmo no período de seca, justificando ainda mais que nossa obrigação em orientar a nossa população, quanto a não guardar água em reservatórios sem tampa e a avaliar os pontos onde pode haver criadouros do mosquito”. Explica”.

Ainda segundo ela a dengue é uma doença infecciosa febril aguda, e que sua primeira manifestação é a febre, geralmente alta, associada a cefaléia intensa , fraqueza, mialgia, artralgia(dor nas articulações), dor retro orbitária(dor nos olhos), associada a náusea ,vômitos, dor abdominal intensa, petéquias, prurido/coceira, as manifestações hemorrágicas, como epistaxe, gengivorragia, metrorragia, hamatêmase, melena, hemáturia, e outras, bem como a plaquetopenia, podem ser observadas em todas as formas clínicas da dengue.

Segue algumas medidas de prevenção: A Secretaria Saúde continua a recomendar medidas de prevenção simples, que devem ser tomadas pela população do Estado, que são manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114