Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Sexta, 03 de fevereiro de 2012, 23h39

Comitê da Dengue apresenta novas medidas de prevenção para 2012


A Secretaria de Saúde de Várzea Grande reuniu-se na tarde de ontem (02), com as demais secretarias que compõem o Grupo de Combate a Dengue para discutir novas medidas de prevenção para 2012.

O grupo de Combate a Dengue foi criado para fortalecer as ações devido aos dados de Dengue no Município e tem como finalidade promover intervenções ambientais (controle de vetores e sistema de saneamento ambiental), de ações de informação e educação em saúde e de efetivas políticas de saúde assistenciais no território do Município.

Cada secretaria poderá auxiliar dentro das atribuições da pasta. A Secretaria de Saúde já adquiriu a aquisição de medicamentos, solicitação de disponibilização de veículos, leitos de observação, notificação de casos e casas, reunião com representantes das imobiliárias, bombas costais e motorizadas e EPI´s necessários à ação (Equipamentos de Proteção Individual). O subsecretário da atenção básica, William Caetano, informou que os equipamentos de proteção já estão disponíveis e foram confeccionadas as cartilhas informativas.

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) irá fornecer as telas para as caixas d’água (25.000 telas) além da parceria na divulgação por meio de propagandas, outdoor, informativos na conta, cartilhas e teatro de fantoches.

A SINFRA (Secretaria de Infraestrutura) fica responsável pela reativação da parceria com o Estado para patrulha mecanizada em terrenos baldios (caminhão, pá-carregadeira, caminhão lubrificante) e elaborar o cronograma de execução com a Vigilância em Saúde e o CCZ (Centro de Controle de Zoonose).

Para a Secretaria de Educação fica as atividades educativas nas escolas públicas e privadas e na comunidade e também a parceria na divulgação.

A SEMA (Secretaria de Meio Ambiente) atribuirá na parceria das notificações de terrenos baldios. De acordo com o secretário Celso Brandão, a secretaria está notificando os proprietários dos terrenos baldios, fiscalizando e realizando a educação ambiental.

Já a Secretaria de Administração promoverá recursos para o grupo de trabalho, agilizará as compras de possíveis materiais e priorizará as contratações emergenciais.

Algumas necessidades como a criação de Grupo de Trabalho para a coleta de pneus e caminhões para retirar os pneus e dar destino adequado por meio de parcerias empresariais, manter o grupo coeso e focado no trabalho de combate a Dengue e realizar reuniões mensais e outras extraordinárias quando necessário foram citadas na reunião. Todas as sugestões e solicitações serão oficializadas por meio de um documento assinado pelos responsáveis de cada secretaria do Decreto. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114