Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Segunda, 15 de outubro de 2012, 09h43

Dia Mundial de Lavar as Mãos alerta sobre gasto familiar por germes e bactérias


 

.

Segundo o estudo, uma família brasileira gasta, em média, R$ 1.151,55 por ano com episódios de doença que são causadas por germes e bactérias.

Além do dia das crianças, o mês de outubro também comemora o Dia Mundial de Lavar as Mãos (Global Handwashing Day), no dia 15. A data foi co-criada em 2008 por Lifebuoy, marca da Unilever número um em sabonetes antibacterianos*. A iniciativa é endossada por órgãos do governo, instituições internacionais, organizações da sociedade civil, ONGs, empresas privadas e pessoas espalhadas por todo o mundo com o objetivo de engajar a população a adotar o hábito de lavar as mãos e, assim, erradicar doenças causadas pela falta de higiene.

O Dia Mundial de Lavar as Mãos é celebrado no Brasil desde 2010, e contribuiu mundialmente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que visam reduzir o índice de morte entre crianças menores de cinco anos em dois terços até o ano de 2015.

A conscientização tem, ainda, um papel importante para ajudar na diminuição de episódios de doenças e nos prejuízos que geram, como mostra a pesquisa inédita no Brasil “O Custo das Doenças do Dia a Dia” realizada recentemente por Lifebuoy, em parceria com a Escola de Higiene Tropical de Londres, Centro líder mundial de pesquisa e pós-graduação em saúde pública global e uma das melhores universidades do mundo para pesquisas colaborativas. Segundo o estudo, uma família brasileira gasta, em média, R$ 1.151,55 por ano com episódios de doença que são causadas por germes e bactérias. Considerando a população do Brasil, esse valor é equivalente a 12 bilhões de dólares por ano.

Foi constatado que as famílias entrevistadas experimentaram pelo menos um surto de infecção, totalizando uma prevalência de 52,5%. Porém, este número sobe para 74,2% entre crianças de cinco e 15 anos de idade. Há também a perda de produtividade: uma criança brasileira perde, em média, três dias de aula a cada episódio de doença, enquanto o adulto que cuida do enfermo também falta ao trabalho na mesma proporção. A pesquisa mostra que apenas 4,37% das mães entrevistadas reconheceram o sabonete entre os meios de prevenção de doenças causadas por germes e bactérias. No entanto, uma barra de sabonete antibacteriano pode custar apenas R$1,35, o equivalente a quase 55 vezes menos que o custo de um único episódio de doença (calculado em R$ 75,39).

Para Adriana Castro, Diretora da Área de Sabonetes da Unilever, o Dia Mundial de Lavar as Mãos foi criado justamente para tratar dessa problemática e levar a discussão para dentro da casa de cada brasileiro e fazê-los entender a real importância da lavagem das mãos: “Este novo estudo constatou que dois terços das mães pesquisadas se sentem impotentes para evitar que seus filhos adoeçam e abriu os nossos olhos para os gastos elevados com doenças que poderiam ser evitadas com o simples hábito de lavar as mãos com água e sabonete antibacteriano, uma prática que a própria pesquisa mostra não ser reconhecida pela maioria.

Por isso, em outubro promoveremos uma série de ações educativas ligadas ao Dia Mundial de Lavar as Mãos, com o objetivo de difundir boas práticas de higiene e melhorar a qualidade de vida da população”.

A campanha está disponível clik aqui  e conta um pouco do trabalho desenvolvido pela marca em parceria com a Pastoral da Criança.

Ações de Lifebuoy para o Dia Mundial de Lavar as Mãos

No nordeste, Lifebuoy e Disney promovem o projeto Cine Lifebuoy com a “Sessão Magia Disney” para democratizar o acesso ao cinema para a população carente, levando os maiores sucessos da Disney para as famílias. Além disso, em todas as sessões Lifebuoy realizará atividades com as crianças estimulando a lavagem das mãos para evitar doenças. As exibições começarão a partir de 18 de outubro, serão gratuitas ao público e se realizarão em oito cidades da região nordeste: Santo Amaro da Purificação (BA), Alagoinhas (BA), Penedo (AL), Vitória de Santo Antão (PE), Bezerros (PE), Patos (PB), Currais Novos (RN) e Iguatú (CE). A expectativa de público médio por sessão é de três mil pessoas.

Outra ação do dia Mundial de Lavar as Mãos é a distribuição de 200 mil apostilas educativas para as famílias acompanhadas pela Pastoral da Criança. A marca promove no dia 15 de outubro a ação “1 like = 1 apostila educativa” na fanpage de Lifebuoy no Facebook (http://www.facebook.com/lifebuoy). Cada novo “like” na página da marca fará com que uma apostila sobre bons hábitos de higiene seja doada para a Pastoral da Criança.

A parceria de Lifebuoy com a Pastoral da Criança começou em 2010, com a distribuição de material educativo sobre o tema para os líderes comunitários. Os líderes visitam as famílias e se reúnem na comunidade para promover uma jornada de “lavar as mãos”, com atividades recreativas para mobilizar as crianças e as mães pela correta lavagem das mãos. Em 2012, as ações realizadas por Lifebuoy em parceria com a Pastoral da Criança estão entre os fatores que contribuíram para diminuir em 10,9% a busca pelos serviços de saúde na faixa etária abaixo de 6 anos nas comunidades de baixa renda.

O Dia Mundial de Lavar as Mãos reunirá, ainda, o time Unilever Brasil numa ação especial de endomarketing promovida por Lifebuoy em parceria com a Fundação Abrinq – Save the Children, que contará com a presença do presidente da empresa, Fernando Fernandez, e mais 80 funcionários. A ação será realizada em uma das organizações beneficiadas pela Fundação Abrinq – Save the Children, a Fundação Julita, entidade sem fins lucrativos que atua na comunidade do Jardim São Luiz e bairros vizinhos, na zona sul de São Paulo. Os voluntários da Unilever irão promover brincadeiras, ensinar a forma correta de lavar as mãos e entregar apostilas educativas para mais de 370 crianças.

A apresentadora Ana Maria Braga, nomeada embaixadora da causa no Brasil, também abordará o dia Mundial de Lavar as Mãos no Programa Mais Você, no dia da comemoração. Da mesma forma, as crianças fãs da novela Carrosel assistirão a uma aula da Professora Helena em que ela irá falar sobre o assunto. Além disso, outras emissoras de rádio e televisão de diferentes regiões brasileiras comunicarão a campanha de conscientização, no dia 15 de outubro.

Além dessas ações para o dia Mundial de Lavar as Mãos, Lifebuoy vem promovendo a conscientização da população desde sua entrada no Brasil em julho de 2010 com diversas campanhas. A marca lançou, neste ano, a campanha “Contra Dez Doenças, uma proteção avançada” e também realiza ações educativas com as crianças no Musical Galinha Pintadinha.

Para conhecer a nova música “Bolha de Sabão” acesse o link: http://www.youtube.com/watch?v=EnzS35xpqao.

Reveja o sucesso de “Lava a Mão” no link: http://www.youtube.com/watch?v=CuaUuMNfJQk&list=UUBAb_DK4GYZqZR9MFA7y2Xg&index=10&feature=plcp

A maneira mais fácil de manter-se saudável

Segundo a Unicef, no Brasil, 14% das crianças menores de cinco anos morrem de doenças diarreicas e infecções respiratórias agudas. Boa parte dessas mortes poderia ser evitada com dois ingredientes simples: água e sabonete.

De acordo com a UNICEF e a OMS, a lavagem das mãos com sabonete pode reduzir infecções diarreicas em até 40% e, em quase 25% os casos de infecções respiratórias. Para isso, a lavagem deve ser feita no mínimo, em cinco momentos chave do dia em que ficamos mais expostos à transmissão: antes do café da manhã, do almoço e do jantar, logo após usar o banheiro e ao chegar em casa.

Além disso, a lavagem das mãos com água e sabonete é uma das principais recomendações feitas atualmente para impedir a propagação do vírus da gripe H1N1.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114