Cuiabá | MT 28/03/2024
Saúde
Quinta, 15 de novembro de 2012, 08h45

Academia Nacional de Medicina tem novos membros


Agência FAPESP – O psiquiatra Antonio Egidio Nardi tomou posse no dia 13 de novembro na cadeira 03 da Secção de Medicina da Academia Nacional de Medicina, cujo patrono é Agostinho Jose de Souza Lima e o último ocupante é o agora Emérito Eusthachio Portella Nunes Filho.

Nardi é professor titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde coordena o Laboratório de Pânico e Respiração.

Publicou mais de 380 artigos científicos em revistas internacionais de alto fator de impacto e é autor de vários livros e capítulos de livros. Entre suas linhas de pesquisa atuais está o transtorno de pânico com o objetivo de identificar alterações fisiológicas à exposição em ambiente de realidade virtual.

O novo acadêmico possui graduação em Medicina pela UFRJ (1984), mestrado (1989) e doutorado (1992) em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental, pela mesma universidade. Fez pós-doutorado no Laboratório de Fisiologia da Respiração do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, em 1997 e 1998. Obteve o título de Livre-Docente em Psiquiatria em 2004 pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

No dia 27 de novembro, será a vez de Celso Ferreira Ramos Filho tomar posse na cadeira 20, Secção de Medicina, cujo patrono é Francisco de Paula Cândido.

Ramos graduou-se pela UFRJ em 1971, tem pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior (Departamento de Educação da PUC-Rio), mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias (UFRJ) e especialização em Epidemiologia Clínica pela Universidade de Newcastle (Austrália).

É professor adjunto da UFRJ e da Faculdade Souza Marques. Foi docente da Faculdade de Ciências Médicas de Volta Redonda (1975-1978) e professor auxiliar da Escola de Medicina e Cirurgia, da UniRio (1975-1978).

Ramos é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) e da Associação Médica Brasileira. É presidente das Sociedades de Infectologia do Rio de Janeiro, Brasileira de Infectologia, de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114