Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 04 de abril de 2014, 13h33

Mais de 40 piscicultores participam de reunião da Aquamat e Sebrae


Empresários demonstram coesão debatendo assuntos de interesse, tendências e boas práticas

A piscicultura é um setor que não para de crescer e se estruturar em Mato Grosso. Prova disso é a atuação da Associação de Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat) e do Projeto de Piscicultura do Sebrae, desenvolvido em parceria com a entidade. Na noite de quinta-feira (3), foi realizada a primeira reunião mensal de 2014 da Aquamat e Sebrae no Centro de Eventos Pantanal da qual participaram 47 associados. Os assuntos em pauta despertaram grande interesse.

O consultor do Sebrae em piscicultura, Francisco Medeiros, foi o primeiro a falar sobre as novidades em andamento em termos de legislação e normas voltadas ao setor. Entre elas, informou que em dois meses será iniciado o debate nacional sobre as normas para a produção de ração para alevinos, ainda inexistentes no país. Outra novidade bem recebida foi relativa ao acordo com o Banco do Brasil para que propriedades com até 5 ha não precisem mais apresentar licenciamento ambiental para solicitar financiamento.

Jules Ignacio Bortoli, presidente da Aquamat, apresentou a nova logomarca da entidade. Mais moderna, circular com peixes de diferentes formatos em seu interior e nas cores verde, azul e branco, agradou os associados.

A bióloga e professora de Piscicultura da Universidade Federal do mato Grosso (UFMT), Janessa Sampaio de Abreu, fez palestra em seguida sobre boas práticas de manejo sanitário na piscicultura comercial.

“Sanidade é um dos aspectos mais relevantes para a piscicultura comercial”, afirmou. No Brasil não ocorreu, até hoje, nenhum diagnóstico viral que acometesse a produção de peixes de forma massiva, segundo a professora. Em 2003, a carcinicultura (cultivo de camarões) na região nordestina sofreu uma crise devido à doença viral chamada Mionecrose Infecciosa, que quebrou muitos empreendimentos. Foi o fato mais grave ocorrido no Brasil em termos de sanidade de criação aquática.

No Chile, entre 2008 e 2009, o surto causado pelo Vírus da Anemia Infecciosa do Salmão (ISAV), gerou a perda de milhões de dólares ao país. A mortalidade em massa de salmões foi uma lição para o país, que tomou diversas providências e baixou normas de biossegurança para evitar outras crises.

Segundo Janessa, no Brasil há poucos especialistas em parasitologia e patologia de peixes. “Ainda é um mistério. A todo momento, se descobre novos parasitos. A instalação de qualquer doença é por meio da relação patógeno-hospedeiro-ambiente. As doenças são oportunistas e sempre vêm após situação que deixa o ambiente vulnerável a esta situação”, alertou.

Boas práticas

A forma mais comum de transmissão se dá na compra de peixes (alevinos, juvenis ou adultos). Com um simples exame visual, pode-se verificar se o animal está saudável, segundo a professora. Deve-se observar, por exemplo, se o peixe possui pontos hemorrágicos (manchas vermelhas), pois não são bons sinais.

Dispensar a água de transporte no solo, porque pode estar contaminada. Buscar nova fonte de água não contaminada para colocar os peixes comprados. Usar filtros e telas de proteção na tomada de água. Evitar a presença de peixes invasores nos canais de abastecimento, é outra orientação.

Cada viveiro deve receber água independentemente dos demais e não devem ser interligados em série. O gerenciamento inadequado dos estoques – misturar peixes jovens e adultos – também ajuda a proliferar doenças. Os mais jovens são mais vulneráveis, segundo pesquisas, informou Janessa.

A quarentena de cerca de 25 dias é aconselhável para animais que estão chegando à propriedade. O tratamento de parasitos é considerado difícil, por este motivo a melhor solução é a prevenção.

Há formas paleativas de combater a presença de parasitos como sal de cozinha, formalina e permanganato de potássio, segundo a professora. Os organofosforados são indicados, mas só há uma marca no mercado brasileiro para peixes de água doce, que deve ser prescrito e acompanhado por médico veterinário.

Fazer a assepsia dos viveiros, antes do povoamento e a boa manutenção da qualidade da água são práticas fundamentais para a aquicultura. Evitar a entrada de aves ou animais silvestres na criação, também. O uso de tela antipássaro ou linha de anzol ajuda a controlá-los. “É preciso aprender a conviver e prevenir os parasitos”, aconselhou Janessa. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114