Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Segunda, 07 de abril de 2014, 09h54

Palestra ensina produtores a vender para o governo


 Aumentar a participação dos pequenos negócios nas aquisições públicas é o objetivo do Workshop de Merenda Escola que será realizado em Confresa no dia 8 de abril e em Campo Verde no dia 10 do mesmo mês. O evento, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) , terá palestras sobre a legislação que determina a compra de 30% dos produtos da merenda escolar das pequenas propriedades e ainda mostrará aos representantes do poder público que cumprir a determinação fomenta a economia do município e garante acesso aos recursos da União.

Zaíra Pereira, do setor de Políticas Públicas do Sebrae, explica que no evento haverá um espaço para o encontro de negócios. A ideia é fazer com que os produtores ofereçam os produtos e tenham acesso a diretores e prefeitos, que muitas vezes desconhecem a existência do fornecedor.

Os consultores palestrantes serão Luis Pivovar, que trabalhou por vários anos no Ministério da Educação e tem amplo conhecimento dos programas de aquisição de alimentos do governo Federal, e Cristiane Tirloni, representante do Sebrae Nacional e que falará sobre a atuação da entidade na área de compras públicas.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) serão abordados por Luis Pivovar. No primeiro caso, o governo quer acrescentar valor nutricional ao que é consumido pelos alunos das unidades públicas e aumentar o rendimento das pessoas que atuam na agricultura familiar.

Já no segundo programa, o alvo são famílias que vivem em insegurança alimentar e também o armazenamento em estoques da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Pivovar explica que os gestores dizem que não há produtores aptos a vender para as prefeituras. Em contrapartida, os produtores dizem que o processo é burocrático. Após a capacitação, o consultor pretender mudar o conceito e mostrar que a negociação pode ser sem burocracia e benéfica para todas as partes envolvidas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114