Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Terça, 08 de abril de 2014, 10h32

Produtores e moradores de Marcelândia contribuem com o Pensar MT


 Marcelândia é um município jovem de Mato Grosso, com apenas 30 anos de existência. A pecuária é a principal atividade econômica da região, cujo rebanho bovino corresponde a 199,64 mil cabeças por ano, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A agricultura ainda é recente, mas tem se demonstrado uma boa alternativa econômica para a região. Na última semana, produtores rurais e a sociedade local tiveram a oportunidade de contribuir com o projeto Pensar MT, do Fórum Agro MT, apresentando as principais demandas, desafios e oportunidades da região.

 

A pecuarista Elizabete Domingues Vellini está há 30 anos em Marcelândia. Segundo ela, o município possui 350 mil hectares de pastagens degradadas que podem ser aproveitados para serem convertidas em áreas agrícolas. Mas para que esta oportunidade se torne realidade são necessárias condições logísticas para escoar a produção. “Para nós, produtores, um momento como este é diferente e a gente começa a planejar da porteira para fora antes mesmo de pensar produzir. Isso é uma novidade para nós. Mas que a gente vê que está podendo falar, ser ouvido e participar da discussão de um futuro plano de governo. São decisões que precisam ser implementadas a logo prazo para que possam atingir a gente aqui também que está distante do Centro Político e Administrativo”, observou a pecuarista.

 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, destacou a importância do planejamento e do projeto Pensar MT. “O agronegócio, por sua importante representatividade na economia de Mato Grosso, não pode ficar alheio ao processo eleitoral de 2014. Queremos que os próximos gestores públicos, independentemente de quem sejam, assumam os compromissos que vamos apresentar nesta agenda positiva do agro conforme as demandas que estamos levantando nos municípios visitados”, afirmou Prado.

 

Para o presidente do Sindicato Rural de Marcelândia, Agenor Vieira de Andrade, a iniciativa do Fórum Agro MT em percorrer os municípios é importante e contribuirá para moldar futuros projetos pelos quais os próximos governantes poderão se pautar. Segundo ele, a questão ambiental ainda é contraditória na região. “Temos um problema ambiental sério aqui. Uma legislação ambiental que é interpretada pelo Ibama de uma maneira coercitiva e punitiva, sendo que a mesma legislação nos garante direitos que são autorizados pela Sema”, reclamou.

 

Projeto Pensar MT – O projeto Pensar MT é uma iniciativa do Fórum Agro MT e tem o objetivo de levantar as demandas do setor e contribuir na criação de uma agenda positiva do agronegócio para os candidatos ao governo do Estado e bancadas federal e estadual. A formação da agenda positiva será baseada em dez temas principais: modelo de gestão de Mato Grosso; fundiário; logística; trabalhista; capacitação; pesquisa, tecnologia e inovação; política de atração de investimento; sanidade animal e vegetal; ambiental e crédito, comercialização e financiamento.

 

O Fórum Agro MT é formado pelas entidades: Famato, Aprosoja, Ampa, Acrimat, Acrismat e Aprosmat. A próxima rodada será quarta-feira (09/04), em Juína.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114