Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Terça, 15 de abril de 2014, 21h19

AMM apresenta programa em capacitação continuada da Embrapa


 O programa de apoio à agricultura familiar Voltar a Querer, elaborado pela Associação Mato-grossense dos Municípios, foi apresentado nesta segunda-feira (14), em Sinop, aos participantes de capacitação continuada, realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária –Embrapa,em parceria com a AMM e outras instituições.

O programa é articulado pela AMM e Sicredi, com a parceria de entidades executoras, como os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, Secitec, Pronatec, Embrapa, Senar, Sedraf, MDA, Mapa, Senar, Empaer, Coopervale, prefeitura, entre outros. A primeira etapa contempla 20 municípios, selecionados devido à vocação para atividade rural e maior demanda por atendimento.A ação tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de forma sustentável.

O gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Hudson Saturnino, que fez a apresentação do programa em Sinop, disse que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de cada município se encarregará de selecionar 10 pequenos produtores para desenvolver em suas propriedades um hectare de banana, goiaba, mamão e outras frutíferas ou legumes e verduras associados ou não. “Com essa dinâmica haverá ao todo 200 hectares de frutas, legumes ou verduras, distribuídos em várias regiões do estado, servindo de referência e incentivo para o desenvolvimento da atividade no meio rural”, explicou.

Vários municípios já receberam a equipe da AMM e parceiros no primeiro trimestre para a criação ou reativação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural. O conselho é considerado fundamental para viabilizar o acesso a programas do governo federal, como o Programa de Aquisição de Alimentos, Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Programa Nacional de Habitação Rural, entre outros.

Além disso, foi realizada uma oficina para a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, que tem o objetivo de estabelecer diretrizes para o desenvolvimento rural local de forma sustentável e direcionar as ações fomentadas pelos municípios no campo. A iniciativa visa elaborar um diagnóstico da realidade local, com o levantamento dos problemas e carências da área rural, para subsidiar a elaboração do plano de ação para o desenvolvimento do setor.

Os municípios onde o programa será executado nesta primeira etapa são os seguintes: Nova Bandeirantes, Castanheira, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Brasnorte, Nova Maringá, Alto Paraguai, Rosário Oeste, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Campo Verde, Tesouro, Guiratinga, Pedra Preta, Itiquira, General Carneiro, Torixoreu, Ponte Branca e Salto do Céu.

Capacitação Continuada – A iniciativa da Embrapa e parceiros contempla as cadeias produtivas do leite, fruticultura, mandioca, olericultura, piscicultura, apicultura, pecuária de corte, entre outros. Os pré-requisitos para participação são os seguintes: ter formação técnica na área agrícola e estar disponível para participação em todos os módulos do curso (serão de três a quatro módulos anuais com duração de dois a três dias). A participação nos cursos e o material didático são gratuitos.

Os treinamentos estão divididos em módulos básicos e avançados e todos contemplam atividades teóricas e práticas. Os módulos básicos visam sensibilizar, motivar e propiciar uma reciclagem mínima para os técnicos participantes, enquanto os módulos avançados objetivam aprofundar a discussão e o repasse de conhecimento sobre os sistemas de produção das cadeias produtivas. A capacitação continuada é um dos pilares do programa de apoio à agricultura familiar Voltar a Querer.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114