Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Quinta, 17 de abril de 2014, 14h07

Produtores discutem agenda do setor com pré-candidato Aécio Neves


 

O senador Aécio Neves (PSDB), pré-candidato à Presidência da República, participou do encerramento da Parecis Super Agro nesta quarta (16), em Campo Novo do Parecis. A feira é o maior evento de tecnologia de Mato Grosso. "Fico encantado por Mato Grosso toda vez que venho. Pela paisagem, pela produtividade, porém as agendas de mobilidade e infraestrutura pra produção são praticamente as mesmas há dez anos", disse. Neves afirmou que Mato Grosso é um dos estados mais importantes para o avanço da economia brasileira, mas o governo federal não oferece os investimentos necessários para o escoamento da produção.

"O Brasil deve respeito ao agronegócio, pois vocês (produtores rurais), mesmo com todas as dificuldades, fizeram com que o país crescesse nos últimos anos", falou. O presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, ressaltou o amadurecimento do setor por discutir política com todos os candidatos. "Queremos ouvir e queremos propor algumas coisas. Sabemos que o número de eleitores é baixo em relação a outros estados do Brasil, mas a nossa importância econômica é muito relevante e deve sim ser levada em consideração por todos os candidatos.

Essa é a proposta da Aprosoja e também do Fórum Agro MT", pontou ele. O senador Cristóvam Buarque (PDT) também conheceu a feira e palestrou sobre a federalização da educação. Aos produtores rurais, disse que a dificuldade para conseguir mão-de-obra está diretamente ligada à educação e que muitas melhorias precisam acontecer para manter as crianças na escola e criar profissionais qualificados. "Nenhuma criança é masoquista para ficar em uma escola ruim", afirmou. Segundo ele, o ensino de tempo integral é a saída para sanar de vez o problema de educação no país. "Isso se for com uma escola bonita, confortável, bem equipada e com professores qualificados. Sem uma boa educação, não vamos ter uma boa mão-de-obra", finalizou.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, também participou do encerramento da feira. Em seu discurso, disse que a nomeação do secretário de Política Agrícola, Seneri Paludo, foi feita por indicação do setor - Aprosoja e FAMATO, para colaborar com o conhecimento técnico dentro do ministério e trabalhar um Plano Safra que atenda ao setor. "Nós temos compromisso com a produção", disse Geller. O coordenador da Parecis Super Agro, Alex Utida, disse que os objetivos do evento foram atingidos. "A avaliação é bastante positiva, o nível das discussões foi muito bom.

A presença das autoridades mostra a grandeza do evento", finalizou. Também prestigiaram o evento os senadores Jayme Campos (DEM) e Pedro Taques (PDT), o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), os deputados estaduais pelo PP, Antônio Azambuja e Ezequiel Fonseca, o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, o presidente da FAMATO, Rui Prado, o vice-presidente da Aprosoja na região Oeste, Vanderlei Reck Junior.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114