Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 23 de abril de 2014, 08h19

Mapa investiga foco de doença nervosa


  

Técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estão em Mato Grosso investigando um possível foco de doença nervosa em bovinos. A vinda da equipe foi confirmada pela pasta nesta terça-feira (22), que em nota informou à reportagem de A Gazeta que os profissionais estão em Cáceres (a 225 km de Cuiabá). Há relatos de que os técnicos estariam no Estado há cerca de uma semana percorrendo várias propriedades da região, acompanhados de veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).

De acordo com a assessoria de imprensa do Mapa, “o sistema de defesa animal do Estado de Mato Grosso foi acionado para averiguar suspeita de doença nervosa em 1 bovino, em região de fronteira. E, em uma inspeção rotineira, a equipe do serviço veterinário detectou a possibilidade da existência de enfermidade neurológica, o que obrigou o Mapa a realizar investigações epidemiológicas, em virtude da constatação de um ‘animal caído’ em estabelecimento de abate, durante a inspeção ante mortem”.

Ainda conforme o Mapa, “essa situação na morte de 1 animal deflagrou o sistema de vigilância de doenças nervosas e o encaminhamento de amostras ao laboratório nacional agropecuário, e de referência internacional, no sentido de elucidar a suspeita. As doenças nervosas são exteriorizadas por uma gama de sinais clínicos semelhantes e podem ser causadas por agentes diversos. Por isso, é necessário recorrer a testes laboratoriais para um diagnóstico específico e conclusivo”.

A presidente do Indea, Maria Auxiliadora Diniz, também confirmou a presença de profissionais especializados em Saúde Animal na região Pantaneira. “Estamos trabalhando em um caso de Síndrome de Doença Nervosa em uma propriedade daquela região, porém ainda não podemos afirmar nada neste momento porque não concluímos nossa investigação. E, quanto ao fato de haver técnicos do Indea e Mapa na localidade trabalhando de forma conjunta isso é normal sempre que existam suspeitas de casos mais graves a serem investigados”.

De acordo com fontes extra-oficiais, o caso está sendo tratado a “sete chaves” e apenas uma pequena quantidade de funcionários do Mapa, do governo de Mato Grosso e da presidente da República Dilma Rousseff, teriam dados mais precisos. Contudo, há informações de que o diretor do Departamento de Saúde Animal do (Mapa), Guilherme Marques, que é presidente da Comissão Regional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE - a sigla em inglês) para as Américas, já estaria em Bruxelas para comunicar uma possível ocorrência de uma doença grave em Mato Grosso.

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), entidade que representa os criadores de gado no Estado, ainda não recebeu nenhum comunicado sobre o caso e dessa forma não pode se manifestar sobre o caso, afirma Luciano Vacari, superintendente da entidade.

(Gazeta Digital)




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114