Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 30 de maio de 2014, 17h42

Encontro quer que candidatos abordem redução de agrotóxicos nas lavouras


Confederação faz campanha em favor de uma alimentação mais saudável e cobra compromisso de candidatos contra o uso abusivo de agrotóxicos na agricultura.

Em campanha pela alimentação saudável, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) vai debater, nesta terça-feira (3), de 10h às 17h, no Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), os compromissos que os próximos governantes e parlamentares terão de assumir com políticas públicas e medidas para coibir o uso abusivo de agrotóxicos nos campos brasileiros. A rodada de palestras "Alimentação nas Eleições de 2014", que integra a 5ª Jornada Brasil Inteligente da CNTU, vai expor ainda a necessidade de investimentos em tecnologia que estimulem  desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil que é livre de contaminação.

Coordenado pelo Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (Sinesp) e pela Federação Interestadual dos Nutricionistas (Febran), o evento tem o intuito de revelar o cenário atual de nutrição no Brasil e propor políticas adequadas que promovam, além de qualidade nas refeições dos brasileiros, segurança alimentar no país. O presidente da Febran, Ernane Silveira Rosas, faz alerta sobre a "falta de vontade política para conter o uso de venenos na produção agrícola. A ideia é mostrar que a população está sendo envenenada por um mercado extremamente lucrativo".

Rosas explica que já existe legislação que proíbe o uso indiscriminado de agrotóxicos nos alimentos, mas falta fiscalização.
"Hoje, os produtores rurais têm tanta liberdade para comprar e usar os agrotóxicos, que chegam a utilizar de 30% a 50% a mais da quantidade permitida em lei. Nossa intenção é discutir o que pode ser feito para reduzir a quantidade de agrotóxico utilizada a um nível menos prejudicial - como o utilizado há 20 anos", destaca.

A ideia é reunir especialistas e profissionais qualificados para abordarem o tema em palestras interativas, que servirão de base para a elaboração da publicação "A CNTU e as eleições de 2014" - uma das ações da campanha "Brasil Inteligente Pela Alimentação Saudável e Contra o Uso Abusivo de Agrotóxicos", lançada em 2012. As próximas
ações da campanha incluem a defesa de dois projetos de lei na Câmara Municipal de São Paulo: um veda a utilização de agrotóxicos já proibidos no exterior e o outro trata da obrigatoriedade de usar alimentos orgânicos na comida servida a alunos de escolas municipais. "No Paraná, já existe uma lei que define uma merenda saudável aos alunos. Nosso pleito é que a agricultura familiar se torne uma realidade consistente no Brasil", comenta o presidente da Febran.

Participarão dos debates em defesa de uma alimentação livre de contaminação, o pesquisador do Núcleo de Economia Agrícola e Ambiental da Unicamp (NEA) e da Política Nacional de Agroecologia, Walter Belik e o engenheiro agrônomo coordenador de Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Rogério Pereira Dias.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114