Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Segunda, 02 de junho de 2014, 10h26

Futuros Produtores do Brasil visitarão propriedade e cooperativa em Sorriso


No próximo sábado, 7 de junho, os participantes do projeto Futuros Produtores do Brasil estarão em Sorriso, município considerado a capital nacional do agronegócio com uma produção de quase quatro milhões de toneladas de soja na safra 2013/2014, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A turma visitará a fazenda Herkapi, exemplo de diversificação de produção e de sucessão familiar, e uma cooperativa formada por produtores rurais de Sorriso.

 

Com o objetivo de despertar a paixão pelo agro nos filhos, netos e sobrinhos de produtores rurais de Mato Grosso e estimular a formação de novos líderes do setor, o projeto Futuros Produtores do Brasil é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio dos Sindicatos Rurais e o patrocínio da Monsanto.

 

A Fazenda Herkapi é um modelo de propriedade de médio porte com diversificação da produção. Em 1.626 hectares são cultivados mil ha de soja, 700 ha de milho segunda safra, 150 ha de capim pé de galinha para produção de feno que é utilizado na alimentação das 250 cabeças de gado e dos 2.500 ovinos das raças Santa Inês, Dorper, Lacaune, White Dorper e Texel, além de ser comercializado para outros produtores da região.

 

A gestão da propriedade passou de pai para filho há alguns anos e está dando certo. “Meu filho aos poucos passou a tomar conta dos negócios e hoje toma decisões sem nem precisar me consultar. Esperamos poder passar um pouco da nossa experiência aos jovens, além de mostrar a eles que é possível diversificar a produção mesmo em uma área de médio porte”, explica o proprietário da fazenda Herkapi, Nelson Piccoli, que também é diretor Administrativo e Financeiro da Famato.

 

Os jovens também visitarão a cooperativa Coacen, formada por produtores rurais de Sorriso, e que auxilia seus cooperados na gestão da compra de insumos e na venda da safra. “Será uma boa oportunidade para os jovens produtores conheceram o quanto uma cooperativa pode auxiliá-los no trabalho”, destaca Piccoli.

 

Segundo o presidente da Famato, Rui Prado, o futuro do agronegócio depende de jovens capacitados, qualificados e motivados. “Queremos que os participantes conheçam toda a dinâmica do agronegócio, desde o trabalho na propriedade até o embarque para exportação”, informa Prado.

 

Para a gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Monsanto, Daniela Mariuzzo, “a escolha da fazenda Herkapi para a segunda etapa do projeto é ideal para mostrar aos jovens alguns aspectos fundamentais da sustentabilidade, como a diversificação da produção e a sucessão familiar na administração do negócio”.

 

Próximos Encontros – O primeiro encontro desta turma dos Futuros Produtores do Brasil aconteceu em maio na fazenda Filadélfia, em Campo Verde. Os próximos serão na fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte (19/07), na BMF Bovespa e no Porto de Santos (21/08 e 22/08). A segunda turma é composta pelos jovens que participaram do projeto no ano passado. Neste caso, o primeiro encontro ocorreu no último sábado (31/05), em Cuiabá. Os demais continuarão até o mês de setembro em Cuiabá, São Paulo e Brasília. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114