Cuiabá | MT 20/04/2024
Agro
Quinta, 05 de junho de 2014, 14h58

Treinamentos da Agroindústria garantem sucesso de Cantina


Quem segue em viagem pela Rodovia Deputado Ary Leite de Campos (MT 010), nas proximidades do município de Rosário Oeste (128 km de Cuiabá) pode dar uma pausa na Cantina da Roça, além de lanches e salgados a proprietária, Eunice Lazzari Ruzin, oferece produtos de fabricação própria como compotas de frutas, doces, embutidos e queijos.

 

O que pouca gente sabe é que Dona Eunice aprimorou seus dotes culinários, e até aprendeu alguns macetes para melhorar a qualidade dos seus produtos, com treinamentos da Agroindústria oferecidos pelos Sindicatos Rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). "Depois que eu me aposentei fiquei pensando em como complementar a minha renda e hoje a Cantina da Roça é a minha renda principal", afirma.

 

A comerciante lembra que conheceu o Senar-MT quando ainda trabalhava em uma escola no município de Nova Mutum. "Lá fiz o treinamento de Fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza e uso até hoje esses produtos. São bons e garantem uma boa economia no final do mês", constata.

Já em Rosário Oeste, Dona Eunice procurou o Sindicato Rural do município e se aperfeiçoou com o treinamento de Produção de
Derivados do Leite – Queijos, Transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos e defumados de carne e ainda Produção de conservas vegetais, compotas, frutas cristalizadas e licores. "As frutas são da minha própria plantação. Tenho aqui abacaxi, goiaba, tangerina, figo", comemora. "O povo vem aqui para fazer um lanche e já sai com um monte de produto colonial. Vendo tudo que produzo, só não vendo pedra", brinca.

 

A Cantina da Roça completa quatro anos em agosto e Dona Eunice se preparou para que o negócio fosse um sucesso. "Só abri quando tive a certeza que daria certo", argumenta. "Porque abri uma cantina sem qualificação e preparação a gente abre, mas na primeira dificuldade o negocio acaba", ensina. "Nos primeiros meses contei muito com os instrutores do Senar, sempre que precisava ligava e era bem atendida", conta. "Sou muito grata pela oportunidade que o Senar me deu e sempre indico para as pessoas daqui procurarem o sindicato e fazerem algum treinamento".
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114