Cuiabá | MT 24/04/2024
Agro
Quinta, 05 de junho de 2014, 16h19

Expomara 2014: Leilão pela Vida e shopping são destaques desta edição


Com estimativa de receber mais de 25 mil pessoas nesta edição, inicia sábado (7) e vai até dia 15 de junho, a 46ª Exposição Agropecuária de Maracaju (Expomara). Pela primeira vez a feira terá entrada franca, além de um shopping, criado com o objetivo de integrar o comércio do município à Exposição. Outro destaque desta edição é a realização do primeiro Leilão pela Vida, uma ação conjunta entre entidades e produtores rurais, para arrecadação de recursos e donativos pelo interior do Estado com renda destinada para a manutenção do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, de Campo Grande.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Arthemio Olegário de Souza Junior, o evento se consolidou no cenário estadual como vitrine do agronegócio. O Shopping Expomara é resultado de parceria do Sindicato Rural com comerciantes do município e reunirá 12 estabelecimentos em uma galeria, localizada no Parque de Exposições. "Desde o primeiro ano de gestão, tentamos trazer o shopping para a feira. Neste ano, fizemos contato novamente com o comércio de Maracaju e consolidamos a parceria", explica o presidente do Sindicato Rural. Além do shopping, a feira apresentará novas tecnologias para o setor, como máquinas, equipamentos e implementos agrícolas.

No dia 7, acontece o leilão de touros Nelore 'Serra de Maracaju', nos dias 11 e 13, os leilões de bovinos de corte 'York' e 'Sindicato Rural de Maracaju', este com parte da arrecadação revertida para o Hospital
do Câncer Alfredo Abrão, além do leilão de cavalos intitulado 'Balaio de Gato', no dia 14. A feira terá também o Leilão de Laço
Comprido, nos dias 14 e 15. Na lista de atrações musicais, o destaque é para o show da cantora Paula Fernandes, que se apresenta no dia 10 de junho.

Segundo os dados da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS), Maracaju é o maior produtor de soja e de milho de Mato Grosso do Sul, com 692 mil toneladas e 1,1 milhão de toneladas previstas para safra 2013/14, respectivamente . O presidente da Aprosoja/MS, Maurício Saito, participa da abertura da Exposição, marcada para às 9 horas deste sábado (7).

Com atenções voltadas à formação do jovem sul-mato-grossense e à sucessão familiar, a Expomara recebe no dia 10 de junho às 19 horas, palestra com o tema 'Qual é o profissional do futuro para a agropecuária brasileira?', ministrada pelo sócio-diretor da Beef Point e engenheiro agrônomo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Miguel Cavalcanti. "O jovem precisa estar envolvido ao processo de sucessão, pois no Estado o produtor tem sido somador direto para o avanço da economia brasileira", ressalta Junior.

O presidente do Sindicato Rural ressalta que a feira mobiliza não só a população de Maracaju, mas moradores de diversos municípios do Estado e a parceria entre a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) é fundamental não só para a realização da Expomara, e sim devido ao trabalho desempenhado todos os anos. "Passamos o ano em contato com o Sistema Famasul, seja por meio de cursos do Senar e circuitos da Aprosoja. A feira é comemoração da parceria que dá certo", considera. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114