Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Segunda, 16 de junho de 2014, 10h39

Linhas de crédito para custeio e investimento na pecuária estarão disponíveis a partir de julho


Os recursos para custeio e investimento do Plano Agrícola e Pecuária (PAP) 2014/2015 para a pecuária estarão disponíveis nas instituições financeiras a partir do dia 1º de julho. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) orienta aos pecuaristas para procurarem seus técnicos e começar a elaboração dos projetos. Outra dica é conversar com o gerente do banco para saber como ter acesso ao crédito.

Dentro dos limites disponíveis para custeio pecuário, cada produtor poderá contratar até R$ 1,1 milhão que poderá ser utilizado para financiar desde retenção de matrizes até animais para engorda em sistema de confinamento. No caso da retenção das matrizes pretende-se evitar o descarte precoce das mesmas e, consequentemente, o comprometimento da oferta de animais para abate no médio e longo prazo com período de até três anos para pagamento. Estes recursos também podem ser utilizados pelo pecuarista para aquisição de ração, sal mineral, medicamentos e melhoramento das pastagens, entre outros.

A linha para investimento prevê limite de R$ 1 milhão por produtor para aquisição de matrizes e reprodutores com prazo de pagamento de cinco anos e dois anos de carência. O produtor poderá utilizar estes recursos para compra de novos animais, afim de aumentar seu plantel com investimento a longo prazo.

O diretor de Relações Institucionais da Famato, Rogério Romanini, destaca que estas duas linhas de crédito atendem ao pleito feito pelo setor produtivo de Mato Grosso ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Todos os anos a Famato, juntamente com outras entidades do agronegócio do Estado, elabora propostas para serem incluídas no Plano Safra. “Neste ano uma das nossas principais reivindicações foi melhores linhas de crédito para a pecuária e acabou sendo bastante satisfatório. Os pecuaristas mato-grossenses têm mais condições de continuar a investir, custear sua produção e aumentar os lucros”, disse Romanini. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114