Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Terça, 22 de julho de 2014, 10h52

Futuros Produtores do Brasil conhecem exemplo de gestão familiar da família Wolf


Neste fim de semana, os jovens (turma 01) do projeto Futuros Produtores do Brasil tiveram a oportunidade de conhecer uma fazenda referência em diversificação da produção: a Gamada, do produtor Mário Wolf, localizada em Nova Canaã do Norte. Além disso, conheceram a história da família, como funciona a gestão da propriedade e os desafios de produzir e suceder os negócios para os futuros herdeiros. Há oito anos, o pai, Mário Wolf, passou parte dos negócios para a administração de um dos filhos, Daniel Wolf.

Na fazenda são produzidos soja (750 ha), milho (700 ha), pecuária (cerca de sete mil animais) e é desenvolvida a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), com 85 ha destinados a produção de eucalipto, pinho cuiabano, pau de balsa e teca. Também há produção de ração para escala comercial.

Este foi o segundo encontro do projeto Futuros Produtores do Brasil na fazenda Gamada. O primeiro ocorreu no ano passado, com a turma 02. Mário Wolf, que também é presidente do sindicato rural de Nova Canaã do Norte, explica que sempre procurou interagir os três filhos com o trabalho na propriedade. “Nunca pressionamos os filhos para assumir o trabalho na fazenda, mas sempre fizemos questão de integrá-los com os negócios.

Acho que os pais podem, desde cedo, incentivar os filhos a gostar do agronegócio e mostrar que existe um caminho dentro da propriedade da família que pode ser bastante interessante para seguir”, enfatiza Wolf.

Daniel Wolf comenta que após o primeiro encontro do projeto, sua visão sobre o assunto mudou muito. Ele passou a pesquisar mais sobre a gestão e a sucessão familiar e até a dar palestras sobre o assunto. “Foi uma experiência enriquecedora também para nós. Para mim, assumir os negócios da família sempre foi natural, mas percebi que é uma dificuldade para a maioria das famílias. É um processo que requer bastante diálogo, profissionalismo e respeito, de ambas as partes. Mas a coisa mais valiosa de tudo isso é que certas coisas você só aprende com seu pai. Por isso sempre digo a esses jovens que ter experiências profissionais em outras empresas é muito importante, pois dará a bagagem que ele poderá aproveitar no trabalho e na propriedade da família”, destaca Daniel Wolf.

A terceira geração da família também já começa a demonstrar interesse pelos negócios. O neto de Mário Wolf, Eduardo Wolf Amaral, de apenas 10 anos, faz questão de passar as férias escolares na fazenda do avô. “O que eu mais gosto é de ajudar meu avô com o gado. Gosto de tocar a boiada e embarcar os animais. Quando crescer quero ser jogador de futebol e pecuarista”, conta o pequeno.

A segunda parte do encontro aconteceu no domingo (20.07) com uma visita ao sindicato rural de Sinop, onde os jovens conheceram um pouco sobre o funcionamento do sistema sindical rural. O presidente do sindicato, Leonildo Bares, deixou uma dica aos Futuros Produtores do Brasil. "Eu não vou dizer para o meu filho a terra que estou deixando para ele. Eu vou dizer para a terra o filho que estou deixando para ela.

Por isso é preciso que os pais preparem seus filhos para receber o que estão deixando para eles. Sinto que muitos pais não se preocupam com esta questão, o que é preocupante”, disse Bares.

Para o estudante de zootecnia de Paranaíta, Paulo Octavio Zanette de Carvalho, o encontro foi bastante especial já que a principal atividade da família na propriedade é a pecuária. “Para mim, em especial, a iLPF sempre chamou muito a atenção por se tratar de uma opção de diversificação e agora, finalmente, tive a oportunidade de ver de perto. Além disso, o projeto todo tem sido um grande aprendizado”, afirma Carvalho.

 

“A Monsanto é parceira do produtor rural para ajudá-lo a resolver seus principais desafios, entre os quais está o plano de sucessão nos negócios, endereçado por projetos como o Futuros Produtores do Brasil”, explica Daniela Mariuzzo, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Monsanto.

O projeto - Com o objetivo de despertar a paixão pelo agro nos filhos, netos e sobrinhos de produtores rurais de Mato Grosso e estimular a formação de novos líderes do setor, o projeto Futuros Produtores do Brasil é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio dos Sindicatos Rurais e o patrocínio da Monsanto.

 

 

“Este é um dos principais projetos do Sistema Famato que está preocupado com a continuidade do agronegócio. Queremos contribuir na preparação destes jovens para que eles possam dar continuidade no crescimento do setor que é um o mais importante da economia de Mato Grosso”, comenta o diretor executivo da Famato, Walter Valverde.

 

Os primeiros encontros desta turma aconteceram em maio na fazenda Filadélfia, em Campo Verde, e em junho na fazenda Herkapi, em Sorriso.

Os próximos serão na BMF Bovespa e no Porto de Santos (21/08 e 22/08). A segunda turma é composta pelos jovens que participaram do projeto no ano passado. Em 2014, eles se reuniram pela primeira vez dia 31 de maio, em Cuiabá.

Os demais encontros continuarão até o mês de setembro em Cuiabá, São Paulo e Brasília. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114