Cuiabá | MT 20/04/2024
Agro
Segunda, 18 de agosto de 2014, 08h31

Senar inaugura em Barra do Bugres primeiro Núcleo Avançado de Capacitação


No corte da fita (a partir da esq) o vice-prefeito de Barra do Bugres, João Bosco, o diretor superintendente da Barralco, Agostinho Sanção, o superintendente do Mapa em MT, Francisco Costa, seguido de Alessandro Casado, presidente do Sindicato Rural de São José dos 4 Marcos; Tiago Mathosinho, superintendente do Senar e Rogério Romanini, presidente do Sindicato Rural de Barra do Bugres.  

Qualificar a mão de obra da população urbana para ocupar postos de trabalho vagos que estão no campo é o novo desafio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Por isso a entidade, em parceria com os sindicatos rurais, está investindo em seis Núcleos Avançados de Capacitação (NACs) espalhados pelo Estado. A primeira unidade foi inaugurada em Barra do Bugres (163 km de Cuiabá), durante a abertura da 32ª Expoagro do município, no último dia 14.08 

"Este ano o Senar-MT completou 21 anos de fundação e entramos em uma nova era. Até então aperfeiçoávamos o trabalhador rural que já atuava no campo. Com os Núcleos pretendemos ampliar o nosso público, vamos formar a mão de obra, inclusive daqueles que vivem na cidade mas têm interesse em migrar para o meio rural", afirmou o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho.

De acordo com Mattosinho, Mato Grosso vive um fenômeno interessante de retorno ao campo. "Seja pelas oportunidades que estão surgindo no Estado que tem o agronegócio pujante como melhores salários, moradia garantida com água e energia, seja por uma busca de melhor qualidade devida", destacou.

O espaço de 120 m2 do Núcleo Avançado de Capacitação abriga banheiros, cozinha e duas salas de aula separadas por uma divisória que pode ser retirada e se transformar em um grande salão para eventos maiores. "Todo o ano o Sindicato em parceria com o Senar-MT montava um estande para divulgar os cursos ofertados gratuitamente pelas instituições. Isto tem um custo e o município não ficava com nenhuma estrutura, já que no final da feira agropecuária tudo era desmontado", lembrou o presidente do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Rogério Romanini. "Agora não. O núcleo permanecerá no Parque de Exposições e teremos um espaço adequado para realizarmos as nossas qualificações", comemorou.

Para o diretor superintendente da Usina Barralcool, Agostinho Sansão, o NAC só vem para contribuir. "Nós que temos empresa sabemos o valor que uma pessoa qualificada tem para o mercado. Para nós é muito importante, para a pessoa muito mais, pois o seu trabalho é respeitado em todo o lugar que ele está. A agricultura moderna precisa dessa qualificação que é disponibilizada pelo Senar-MT. Eu acredito que a região vai formar mão de obra especializada que contribuirá para o desenvolvimento da produção e contribuir para a geração de emprego e renda da população", avaliou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra do Bugres, Sebastião Antonio de Lima, também comemorou a chegada do NAC. "Este Núcleo veio para ajudar tanto as empresas, quanto os trabalhadores rurais e a agricultura familiar, que consegue fazer as qualificações ofertadas. Avalio como uma iniciativa muito boa, que visa gerar uma sustentabilidade de renda, de oportunidade, de qualificação para todos que têm interesse em participar".




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114