Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Terça, 19 de agosto de 2014, 12h04

Fundador da Rural Jovem considera projeto Futuros Produtores inovador


 

Na segunda edição do projeto Futuros Produtores do Brasil, um dos encontros contou com a participação do produtor rural e diretor da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Bento Mineiro, na fazenda Gamada, em Nova Canaã do Norte. Com apenas 24 anos, formado em Ciências Sociais e nascido em uma família de produtores, ele é um dos fundadores do departamento Rural Jovem da SRB.

 

Criado em 2009, o departamento Rural Jovem é formado por jovens com idade entre 18 e 30 anos e que se interessam pelos temas do campo. Um dos objetivos do grupo é levar ao conhecimento das pessoas que vivem nas cidades a importância do agronegócio, especialmente para as metrópoles que estão distantes da realidade do setor.

 

Nesta entrevista especial, Bento Mineiro fala um pouco sobre o trabalho desenvolvido no Rural Jovem e destaca a importância de projetos como os Futuros Produtores do Brasil, uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio dos Sindicatos Rurais e patrocínio da Monsanto.

 

Famato - Como surgiu, quais as ações e o objetivos do departamento Rural Jovem?

 

Bento Mineiro - O departamento jovem da Sociedade Rural Brasileira (SRB) nasceu em 2009. No começo éramos um grupo de apenas três pessoas, mas fomos crescendo e hoje já somos quase 100 jovens que participam do Rural Jovem. Começamos este projeto com o intuito de nos instruir já pensando no futuro da entidade e de defender o setor, com bons argumentos e informações. Outro objetivo é levar ao público urbano a realidade da vida no campo, coisa que é desconhecida pela grande maioria da população que vive nas cidades. Vale dizer que um grande impulso que nos motivou a criar o Rural Jovem, foram as discussões do novo Código Florestal. Como a maioria de nós morava e estudava em São Paulo na época, sentíamos um grande desconhecimento por parte da população urbana sobre o assunto. Mais do que defender, tentamos mostrar a realidade dos fatos.

 

Famato - O que você achou do projeto da Futuros Produtores do Brasil?

 

Bento Mineiro - O projeto da Famato e do Senar é pioneiro e fundamental, pois dá a oportunidade para esses jovens se capacitarem e entenderem o quão importante é valorizar o setor e a vida no campo. Acredito que o projeto está sendo uma boa experiência em Mato Grosso e que pode ser explorada nacionalmente. É de suma importância abrange-lo para o todo o país.

 

Famato - Em São Paulo também há a dificuldade de manter os filhos nos negócios no setor rural?

Bento Mineiro - Sem dúvida também enfrentamos este problema. São Paulo vive um movimento de mão dupla. É evidente que há desinteresse por parte dos filhos de produtores, mas os jovens das cidades onde o agronegócio é forte estão enxergando o potencial de uma carreira no setor. Costumamos também fazer feiras de carreiras em universidades que não são muito ligadas ao agro para mostrar as oportunidades do campo. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114