Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 03 de setembro de 2014, 15h57

Produtores de Sapezal recebem Circuito Aprosoja


Os produtores rurais de Sapezal (529 km de Cuiabá) participaram na noite de terça-feira (02.09) do Circuito Aprosoja 2014. O evento ocorreu no Centro de Tradições Gaúchas do município. Temas como qualificação da mão de obra, desafios tecnológicos e políticos e ainda dados sobre o plantio da soja foram tratados durante o encontro promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

O analista de projetos do Senar-MT, Eduardo Silveira, destacou o papel da entidade de levar qualificação ao homem do campo. "O Senar é uma instituição do setor rural, mantido por vocês, que podem e devem demandar treinamentos que ofertamos para melhoria da produtividade das suas propriedades", reforçou ao citar os 44 treinamentos específicos para a cadeia da soja e do milho disponíveis.

Um dos setores que mais cresce na atualidade é de mecanização agrícola. "O Senar vem se preparando para atender essa necessidade do produtor. Em 2012 tínhamos 16 instrutores para a área, capacitamos novos profissionais, credenciamos esses profissionais para ampliar o atendimento dos produtores que querem se capacitar ou capacitar seus trabalhadores para operar máquinas e implementos agrícolas".

O membro do Conselho Fiscal do Sindicato Rural de Sapezal, Lucídio Pinto, disse que a presença do Senar no Circuito é muito interessante, pois divulga os treinamentos que a instituição em parceria com o sindicato oferece ao produtor. Lucídio também é produtor rural e já solicitou cursos como Aplicação de agrotóxico usando autopropelido, NR 31.8 e outros. "A qualidade do trabalho daqueles que já passaram pelos treinamentos do Senar-MT é visível. A mudança é muito grande", assegura.

Prestação de Contas - O presidente da Aprosoja-MT, Ricardo Tomczyk mostrou aos produtores alguns projetos realizados pela associação em 2013 e pincelou planos de novos para o ano que vem, entre os temas tratados o presidente lembrou do programa Academia de Liderança, idealizado pela Aprosoja e realizado pelo Senar-MT. "Para nós liderança é muito importante, pensamos o setor daqui a 10, 30 anos e esse programa treina pessoas para assumir cargos dentro da entidade, com conhecimento extra para a entidade evoluir cada vez mais e continuar sendo entidade de vanguarda", analisou.

O diretor da Aprosoja, Marcelo Duarte, trouxe dados que revelam a importância da cultura da soja para o Brasil. "Pesquisas indicam que a cada emprego gerado na fazenda - 10 são gerados na cidade, levando consequentemente melhora do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades produtoras". Mesmo com toda essa importância da sojicutura, Duarte alertou aos produtores sobre a cautela necessária com a economia em 2015. "Enfrentaremos dificuldades com safra americana recorde de soja e milho, que compete com a nossa produção. Somado a isso estamos enfrentando o alto custo de produção, o preço do milho abaixo do mínimo e o cambio valorizado", argumentou.

"Mas também temos notícias boas. A demanda por alimentos continua firme e alta, há previsões de aumento populacional, hoje somos sete milhões segundo a ONU e daqui a 36 anos seremos nove milhões, ou seja, teremos mais duas Chinas para alimentar", contra argumentou. "Você que escolheu este negócio para trabalhar sabe que é um negócio de risco, e risco pode representar também oportunidades", resaltou. "Nossa estrada não é reta, tem altos e baixos, mas sempre para cima. Vocês estão no negocio certo, no lugar certo e principalmente na hora certa".

Liderança – O escritor Luciano Pires fechou a noite abordando os tipos diferentes de liderança que existem e incentivando os produtores a pensarem sobre ética, moral, tolerância social, consciência, integridade, valores, dignidade, virtude, caráter, tomadas de decisões e outros temas.

CIRCUITO - Esta é a segunda etapa do projeto pelo interior de Mato Grosso. Segundo os organizadores, cerca de 2,5 mil pessoas se reuniram durante as duas primeiras semanas do Circuito Aprosoja. Em 2014 o evento já passou por 13 municípios e chega a sua 9ª edição, com o tema "hora de pensar o futuro de Mato Grosso", sendo o quarto ano que é co-realizado pelo Senar-MT e Aprosoja-MT.

Programação:
Quarta-feira (03)
9h00 - Campos de Júlio
18h - Campo Novo do Parecis
Quinta-feira (04)
18h - Tangará da Serra
Sexta-feira (05)
18h – Diamantino




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114