Cuiabá | MT 23/04/2024
Agro
Quinta, 04 de setembro de 2014, 14h31

Jovens de Nova Olímpia e Denise passam por qualificação para o setor de mecanização


Vinte jovens dos municípios de Nova Olímpia e de Denise começaram na segunda-feira (01.09) a participar de mais um módulo do Programa Especial Campo Aprendiz - Mecanização Agrícola, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizado Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com a Usinas Itamarati.

De acordo com o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho a qualificação é muito importante para o desenvolvimento do Estado, pois um dos gargalos do setor produtivo de Mato Grosso é a ausência de mão de obra capacitada. Segundo ele, esse programa atende a demanda gerada pela Lei nº. 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005. O Campo Aprendiz é um programa de formação profissional rural, com metodologia de ensino voltada aos aprendizes de 18 a 24 anos, para o ingresso no mercado de trabalho.

A gerente de Educação Profissional Rural da instituição acrescenta que este programa qualifica a mão de obra jovem para inseri-la no mercado de trabalho do meio rural. "Esta parceria vem de encontro com a nossa proposta de qualificar a mão de obra para o meio rural e ao mesmo tempo capacita os jovens para no futuro assumirem postos de trabalho das empresas rurais".

De acordo com a analista de treinamento e desenvolvimento da Usinas Itamarati, Patrícia de Lima esta é segunda turma realizada em parceria com o Senar-MT e os resultados têm sido positivos. "Esses jovens talentos são muito bem preparados, de forma teórica e prática, facilitando posteriormente, o processo de reposição e abertura de novas vagas. A empresa prioriza aqueles que já passaram por aqui e que trazem consigo a marca do ensino aprendizagem do Senar, nosso parceiro de longa data", comenta.

A empresa mantém em seu quadro de funcionários participantes da primeira turma e já está observando alguns aprendizes da turma de 2014 que vem se destacando. "Temos alguns destaques na turma e eles vêm evoluindo muito bem. Quanto a possível contratação, dependerá das vagas abertas e do perfil desejado. Caso eles atendam aos pré-requisitos das vagas serão chamados a participarem de processo seletivo, e se forem aprovados, serão contratados", afirma.

CAMPO APRENDIZ - Durante o período de cinco meses, num total de 828 horas, os participantes aprenderão sobre o cultivo da cana-de-açúcar, boas práticas agrícolas, manejo e conservação de solos, classificação de produtos vegetais, manejo integrado de pragas, operação e manutenção de tratores agrícolas, pulverizadores autopropelidos e colheitadeira, além de informática e normas regulamentadoras segurança. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114