Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quarta, 10 de setembro de 2014, 08h13

Programa de melhoramento genético é implantado em Mato Grosso


Mato Grosso é o quinto estado brasileiro a implantar o programa Pró-Genética de melhoramento genético do rebanho bovino de corte e de leite das raças zebuínas, desenvolvido pela a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). O programa chega ao Estado por meio de uma parceria firmada, nesta terça-feira (09/09), entre a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a ABCZ.

Criado há oito anos, o Pró-Genética tem o objetivo de estimular o aumento da produção de carne e de leite nas pequenas e médias propriedades rurais, por meio do uso de touros zebuínos Puros de Origem (PO), proporcionando ao pequeno e médio produtor rural possibilidades de aumento de renda através do aumento da produtividade.

Para que os pequenos e médios produtores tenham acesso aos reprodutores melhorados, a ABCZ realiza feiras e leilões onde os touros são comercializados a preços acessíveis. Além disso, são realizadas palestras informativas para os produtores. Desde a criação do programa, mais de sete mil animais já foram comercializados.

“Trazer esse programa para Mato Grosso é uma grande vitória. Os nossos pequenos e médios produtores não vão aos grandes leilões, dessa forma deixam de ter acesso à genética melhorada. O Pró-Genética permite esse acesso, por meio das feiras que são realizadas nos municípios, colocando à disposição desses produtores os touros para financiamento” observa o vice-presidente da Região I da Famato, Arnaldo Campos.

O presidente ABCZ, Luiz Cláudio Paranhos, destaca os benefícios do animal geneticamente melhorado. “O animal melhorado traz várias características para a propriedade, como, por exemplo, o ganho de peso na desmama, um bezerro filho de touro registrado vale de 10% a 20% a mais do que um bezerro comum. No leite a mesma coisa, quando o produtor adquire um animal provado tem certeza de que as filhas daqueles reprodutores serão matrizes boas de leite”, afirma Paranhos.

O presidente do Sindicato Rural de Brasnorte, Aldo Rezende Telles Junior, pretende levar as feiras do Pró-Genética para o município. “Nós já temos um programa de melhoramento genético em Brasnorte e agora queremos fornecer a genética melhorada para os pequenos e médios produtores. Além disso, queremos levar informações a esses produtores, para que eles possam melhorar a produção e renda”, conta.

Representantes da Secretaria de Estado, de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf-MT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), superintendência do Ministério da Agricultura em Mato Grosso (Mapa) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri), da Organização das Cooperativas do Brasileiras (OCB/MT) e da Associação Mato-grossense dos Criadores de Ovinos (Ovinomat) participaram do evento.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114