Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quinta, 11 de setembro de 2014, 17h36

Dnit relança edital para derrocamento do Pedral do Lourenço


A obra na Hidrovia do Tocantins vai viabilizar o escoamento da produção da região Leste de MT


O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) lançou um edital para contratar uma empresa para elaborações dos projetos básico e executivo e também que faça as obras de derrocamento do Pedral do Lourenço, na Hidrovia do Tocantins, no Pará. O lançamento do primeiro edital foi em 21 de março, mas foi anulada três meses depois. Este novo certame será aberto no dia 04 de novembro.

A contratação será feita via Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que exige que os projetos e a execução da obra sejam integrados, ou seja, feitos pela mesma empresa.

Para os produtores da região Leste de Mato Grosso esta é uma ótima notícia. Com o derrocamento do Pedral do Lourenço, será viabilizada a estação de transbordo de Marabá e, assim, e a utilização das eclusas de Tucuruí para chegar ao porto de Vila do Conde, no Pará.

“Com essa nova rota totalmente viabilizada, poderemos escoar parte da produção pelo Norte do país”, diz Endrigo Dalcin, vice-presidente da região leste da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e coordenador do GT Rio das Mortes, grupo de trabalho que busca também viabilizar a navegação pelo rio de mesmo nome.

As empresas que trabalham com o transporte de grãos terão mais segurança para investir nas estações de transbordo e nos portos a partir do momento em que a trafegabilidade for viabilizada através do projeto de derrocamento. A rota atende também os estados do Tocantins, Goiás e o sul do Pará. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114