Cuiabá | MT 25/04/2024
Agro
Segunda, 15 de setembro de 2014, 16h21

Queimadas continuam proibidas em Mato Grosso até 30 de setembro


 

O período proibitivo para queimadas em Mato Grosso continua até o dia 30 de setembro. A decisão em prorrogar o período proibitivo, que terminaria nesta segunda-feira (15.09), foi publicado no Diário Oficial do Estado de hoje. A determinação é em função do tempo seco que deve permanecer em Mato Grosso até a segunda quinzena de outubro. Até lá, a previsão é de chuvas isoladas e a umidade relativa do ar deve continuar abaixo dos 30% no Estado.

 

A orientação da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) é para que os produtores rurais continuem atentos e evitem queimadas em suas propriedades. Uma das técnicas que pode ser adotada para prevenir os incêndios é a construção e a manutenção de aceiros – faixa livre de vegetação onde o solo fica descoberto. “Cabe ao produtor fazer a manutenção anual dos aceiros naturais que podem ser estradas, principalmente nas proximidades de reservas legais e de áreas de pastagem”, informa a analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi.

 

Outra dica é a construção de locais de captação de água que são pequenos açudes naturais ou artificiais, essenciais para obtenção de água em caso de incêndios. Em situações de incêndio, o produtor deve coletar o maior número de provas possíveis que evidenciem os danos causados pelo fogo. Uma das medidas é fotografar toda a ação de combate ao fogo. O registro fotográfico é uma das principais provas de que o fogo não foi intencional. Após o controle do fogo, o produtor deve registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima. "Além disso, é aconselhável que o produtor identifique e cadastre pelo menos duas testemunhas que possam relatar o ocorrido", acrescenta a analista. Outra orientação importante é contratar um técnico habilitado para fazer um laudo justificando que a origem do incêndio não foi na propriedade.

 

De acordo com agrometereologista da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos, o clima continuará seco nas próximas semanas em Mato Grosso, com chuvas apenas irregulares. “O clima continuará quente e com a umidade do ar abaixo dos 30%. Chuvas generalizadas somente a partir do dia 20 de setembro, mas mesmo assim a estiagem deve seguir até meados de outubro. Isso por que o fenômeno El Niño perdeu a força antes do período previsto, o que estendeu o período seco na região Centro-Oeste”, explica Santos.

 

Queimada x Incêndio – A queimada é uma prática agrosilvipastoril antiga que utiliza fogo de forma controlada para viabilizar a agricultura ou renovar as pastagens. Esta técnica é utilizada pelos índios, quilombolas e na agricultura familiar e empresarial. Em Mato Grosso ela é autorizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e apenas no período proibitivo das queimadas (15 de julho a 30 de setembro) é proibida sua utilização para evitar os incêndios florestais. Quando a queimada foge de controle e incide sobre qualquer forma de vegetação de uma propriedade é considerado incêndio. Existem muitos casos em que o incêndio surge por causas naturais, como raios, ou pelo lançamento de fósforos e bitucas de cigarros acesas.

 

Para saber mais quais medidas devem ser tomadas para evitar as queimadas na propriedade rural e como proceder em caso de incêndio, acesse o informativo técnico: http://www.sistemafamato.org.br/portal/famato/informativo_completo.php?id=246. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114