Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 17 de setembro de 2014, 10h01

Piscicultura: Oportunidade em cinco municípios em outubro


No mês de outubro os sindicatos de Alta Floresta, Marcelândia, Querência, Rondolândia e Tabaporã irão ofertar o treinamento de Piscicultura, de 40 horas. As oportunidades de qualificação são sem custo para o participante e estão sendo garantidas por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

De acordo com o instrutor de piscicultura, Jailson Baumgartner, credenciado junto ao Senar-MT, a atividade é rentável e apresenta vários pontos positivos. "Além de uma alternativa de renda, a atividade proporciona uma alimentação saudável para o piscicultor, tem boa aceitação no mercado, garante produtividade alta em um período curto e ainda contribui com a preservação ambiental", assegura.

O instrutor acredita que em pouco tempo Mato Grosso se tornará o maior produtor de peixe de cativeiro do Brasil, hoje este título está com o Paraná. "Com as novas técnicas de criação de peixe em tanques é possível produzir 10 mil quilos de pescado por hectare, em média, se considerarmos o período variável de nove até 12 meses", assegura. "Estamos falando de tambatinga - híbrido de tambaqui com pirapitinga - e jundiara – híbrido de jundiá amazônico com cachara, pesando de 1,6 kg até 2 kg, o mais aceito pelo consumidor de Mato Grosso", detalha.

Outro fator positivo para a atividade é que o mercado está aquecido para a piscicultura. "Estima-se que a média de consumo no Estado seja de 16,2 kg por habitante. Dados da produção deste ano apontam que o que se produz em Mato Grosso não é suficiente para atender a demanda interna. Então temos muito a crescer ainda", conclui. No ano passado foram produzidas 50 mil toneladas de pescado e a previsão para 2014 é de que a produção chegue a 54 mil toneladas.

Baumgartner contabiliza que ministra, em média, três treinamentos de Piscicultura por mês e constata que cerca de 90% dos cursos demandados ao Senar-MT são para pequenos produtores. O último ocorreu na semana passada, no Assentamento Jonas Pinheiro, do município de Sorriso (412 km de Cuiabá). Na localidade vivem 216 famílias de pequenos produtores.

A programação está sob a responsabilidade dos sindicatos rurais e pode ser alterada conforme necessidade do parceria, por isso os interessados devem buscar informações diretamente nos sindicatos. Para saber os telefones de contato acesse:http://www.sistemafamato.org.br/portal/sindicatos . 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114