Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 10 de outubro de 2014, 21h09

Futuros Produtores do Brasil visitam planta tecnológica da Monsanto


“Nós acreditamos que o conhecimento é o único recurso que cresce quando é compartilhado”. Foi com essa mensagem que a equipe da Monsanto recebeu os integrantes da turma dois do projeto Futuros Produtores do Brasil em sua planta tecnológica localizada em Campinas-SP, na quinta-feira (09/10). O grupo, formado por 22 jovens, teve a oportunidade de conhecer o desenvolvimento de novas tecnologias da empresa.

Este foi o quinto e último encontro desta turma dos Futuros Produtores do Brasil que participa do projeto desde o ano passado. A finalidade é despertar nos jovens, filhos de produtores rurais, o interesse e a paixão pelo agronegócio, além de formar novas lideranças do setor. O projeto é desenvolvido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com o apoio dos Sindicatos Rurais e patrocínio da Monsanto.

Fundada em 1901, nos Estados Unidos, a Monsanto está comprometida em trazer uma ampla gama de soluções para auxiliar no desafio de alimentar a população mundial em crescimento. Hoje, com mais de 22 mil funcionários em suas 404 unidades localizadas em 67 países, registrou faturamento de US$ 15,9 bilhões no ano fiscal 2014, dos quais 10% são investidos em pesquisa.

Durante toda a manhã de quinta-feira (09/10) os jovens conheceram, de forma teórica e prática, o processo de criação de uma nova tecnologia, desde a sua descoberta até o lançamento do produto no mercado, procedimento que pode levar até 19 anos. “Foi muito interessante conhecer como é feita a tecnologia que usamos todos os dias em nossa propriedade. Saber que são anos de pesquisa e desenvolvimento para que possamos ter um produto de qualidade nos ajudando a produzir mais e melhor”, avaliou o jovem José Augusto Tonsis.

Para o diretor executivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Walter Valverde, a oportunidade que os jovens tiveram foi única. “Entender como é desenvolvida uma nova tecnologia para o campo e compreender o processo é fundamental para a formação desses jovens. Com certeza eles saem deste encontro com a visão ampliada sobre a importância da biotecnologia para o dia a dia deles”.

"É fundamental que os futuros produtores do Brasil tenham cada vez mais conhecimento sobre o investimento em tecnologia que a Monsanto realiza em favor da agricultura nacional", comenta Daniela Mariuzzo, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Monsanto. "Temos certeza de que essa geração bem preparada irá contribuir ainda mais para o desenvolvimento sutentável da agricultura do país", complementa.

Carreira – Além da Monsanto, os jovens visitaram, na quarta-feira (08/10), uma Estação Experimental Agrícola da Basf. Eles conhecerem a estrutura da estação que tem cerca de 110 hectares e a história de sucesso de dois líderes da empresa na América Latina.

O diretor de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento para a América Latina da Basf, Ademar De Geroni, ficou surpreso com o interesse e a participação dos jovens durante a sua apresentação. “Essa busca por informações é essencial para o crescimento e para o sucesso profissional de cada um. Por isso é importante que eles, além dessa busca, tracem os seus sonhos, planejem, criem os processos necessários, definam suas estratégias e deem muito valor às pessoas que irão trabalhar com eles”, orientou De Geroni.

Para o vice-presidente sênior de Sustentabilidade e Diversidade para a América Latina da Basf, Eduardo Leduc, criar nos jovens a consciência e a importância da sucessão familiar é fundamental. “O agricultor tem uma missão muito nobre, que é produzir cada vez mais alimentos, de melhor qualidade, em maior quantidade e com maior preservação. Essa missão precisa de continuidade, por isso é importante que os filhos desses agricultores entendam o principal desafio que eles têm pela frente, produzir alimentos para uma população mundial que chegará a 9 bilhões de pessoas em 2050”, destaca Leduc. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114