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Segunda, 17 de novembro de 2014, 11h32

Rota de volta do Pará está em boas condições, aponta Estradeiro


Expedição chega ao final depois de visita ao terminal da Ferrovia Norte-Sul em Tocantins

 Boas condições de trafegabilidade também foram encontradas pela equipe que realiza o Estradeiro da BR-158 na rota estabelecida para o retorno do Pará. Os viajantes, que chegaram a Cuiabá neste domingo, visitaram uma estação de transbordo da Ferrovia Norte-Sul localizada em Tocantins, depois de passarem por vias estaduais e federais em bom estado.

“Observamos que o acesso a essa parte da rota, que escoa a produção de grãos do Leste e Nordeste de Mato Grosso, está muito bom. Do Pará, fomos para Colinas do Tocantins, e todo o trecho está muito bom”, reforçou o diretor executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, responsável pela caravana. O Movimento é coordenado pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e realizado por entidades parceiras.

Saindo de Redenção (PA), o grupo seguiu pela PA-287 e atingiu a TO-335 para entrar no estado vizinho. Em ambas as rodovias, o recapeamento está sendo feito e a trafegabilidade é boa. Em Colinas do Tocantins, os membros da caravana visitaram duas empresas do terminal ferroviário de Palmeirante. A Nova Agri, empresa transportadora, escoou, este ano, 450 mil toneladas de grãos. A VLI, que também é a concessionária da ferrovia, escoou 1,2 milhão de toneladas e, conforme o diretor executivo do Movimento, pelo menos 80% deste volume tinham sido produzidos em Mato Grosso.

Na sexta-feira (14) à noite, já em Alvorada do Tocantins, nas proximidades da divisa com Goiás, os membros da expedição tiveram uma reunião com autoridades locais para articular a instalação de mais um terminal de transbordo da Ferrovia Norte-Sul no Estado, justamente na cidade. “A Norte-Sul sai de Açailândia, no Maranhão, e chega a Anápolis, em Goiás. Queremos mais um braço dela aqui (em Alvorada) para ampliar o escoamento do leste de Mato Grosso até os portos do Maranhão”, esclareceu Edeon. Dentro de dez anos, a expectativa é de que a produção da região Leste do Estado atinja 24 mil toneladas de grãos.

No retorno a Mato Grosso, a expedição ainda averiguou as condições de outras duas rodovias estaduais, a MT-362, a chamada “Estrada do Calcário”, e a MT-240, que liga Nova Nazaré. De lá, chegou novamente à BR-158, em Água Boa, e seguiu para Barra do Garças pela BR-070 até chegar a Cuiabá. Foram mais de 3,5 mil Km rodados no percurso, cuja avaliação será relatada em um documento a ser apresentado aos governos estadual e federal, nos próximos dias, sobre a logística de transporte em toda a região.




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