Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Segunda, 17 de novembro de 2014, 15h59

Agricultores participam de evento sobre economia solidária, sustentabilidade e violência contra mulh


O evento foi realizado pelo Projeto CultivAção, em Juruena - MT

O Projeto CultivAção, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental realizou simultaneamente o "II Seminário Sistemas Agroflorestais, Extrativismo de Produtos Florestais Não-madeireiros e Economia Solidária", o "II Encontro de Mulheres Rurais e Indígenas do Noroeste de Mato Grosso" e a "I Feira da Sociobiodiversidade do Noroeste de Mato Grosso", em Juruena – MT.

O objetivo dos eventos foi proporcionar a interação entre os participantes, apresentar resultados, promover palestras voltadas para o incentivo à economia solidária e debater a violência contra mulher. Na ocasião, houve desfiles de peças artesanais fabricadas nos cursos de corte e costura do projeto bem como a demonstração da cultura indígena Apiaka, Kayabi e Mundukuru.

Entre o primeiro evento realizado em julho e o segundo, os resultados foram significativos como a constituição de uma nova Associação de mulheres - a AMATER. "Nesse segundo evento avaliamos que os resultados são ainda maiores, pois tivemos palestras importantíssimas sobre economia solidaria, violência contra mulher, planejamento da propriedade e acesso aos mercados do PAA e mercado local", avalia Lucinéia Machado, coordenadora do CultivAção.

O CultivAção pretende criar uma interação maior entre os grupos participantes. Segundo os realizadores, eventos como esse trazem intercâmbios de conhecimentos e palestras que auxiliam os agricultores a tomar as decisões certas de acordo com a economia solidária e de forma sustentável. O CultivAção planeja realizar o III Evento na terra indígena Apiaká-Kayabi no primeiro semestre de 2015.

Sobre o Projeto CultivAção
O objetivo do projeto CultivAção, executado pela Associação de Mulheres Cantinho da Amazônia e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, desenvolvido na região noroeste de Mato Grosso, é gerar renda e inclusão social, de gênero e digital para moradores do assentamento do Vale do Amanhecer e nas comunidades 13 de Maio e Somapar. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114