Cuiabá | MT 23/04/2024
Agro
Quarta, 26 de novembro de 2014, 18h04

Manter porções de floresta em meio ao pasto controla pragas na Amazônia, diz estudos


Estudo realizado pelo PolicyMix, projeto desenvolvido pela União Europeia em parceria com instituições de pesquisa brasileiras e internacionais, demonstrou que a manutenção da floresta em pastagens na Amazônia é a resposta para o controle de pragas e solução para as perdas econômicas associadas à diminuição da produtividade na pecuária.

Atualmente, pequenas e grandes propriedades rurais do Noroeste do Mato Grosso vêm sofrendo perdas significativas com as infestações de cigarrinha-das-pastagens (Deois flavopicta), podendo os prejuízos chegarem a milhares de reais por hectare/ano, considerando os custos associados ao controle da praga e redução da produtividade.

Buscando alternativas para este cenário, pesquisadores envolvidos no projeto analisaram um novo fator: o impacto que a existência de floresta tem no controle da praga. O que eles descobriram foi que a presença de manchas florestais nos pastos (maiores que 50m), a forma como essas manchas estão dispostas e sua localização estão relacionadas com o nível de infestação das cigarrinhas.

Em tempos que muitos países estão voltados para as questões climáticas, devido ao recém-divulgado relatório do IPCC sobre impactos da mudança no clima, esta, sem dúvida, é uma boa notícia para o Brasil, já que alia conservação e geração de renda. "As propostas apresentadas pelos estudos realizados no estado vêm ao encontro das metas estabelecidas pelo Brasil para controle do desmatamento,", diz Peter May, professor da UFRRJ e responsável pelo projeto no Mato Grosso.

Projeto PolicyMix
PoliciMix é um projeto nascido no âmbito da União Europeia (UE) que envolve instituições de seis países da Europa e América Latina e tem como objetivo principal alcançar as metas estabelecidas pela UE de reversão das tendências de perda da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. O projeto envolve sete estudos de caso, dois deles realizados nos estados brasileiros de São Paulo e Mato Grosso. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114