Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 05 de dezembro de 2014, 15h04

Caravana Soja Brasil encerra a primeira etapa neste fim de semana


Nesta sexta-feira (05.12), a Carreta do Projeto Soja Brasil estaciona em Sorriso e no sábado (06.12) em Vera. Nesta quinta-feira (05.12) os produtores de Lucas do Rio Verde participaram das palestras e do lançamento da qualificação em Agricultura de Precisão que a partir de 2015 passa a ser oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rura de Mato Grosso (Senar-MT). O evento acontece na Fundação Rio Verde.

A qualificação inclui capacitação de profissionais em áreas como operação de tratores agrícolas com tecnologia embarcada, regulagem e operação de implementos agrícolas para preparo e correção do solo com uso da tecnologia embarcada, regulagem e operação de implementos agrícolas para semeadora. Além destes, outros assuntos como manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos com tecnologia embarcada e aplicação de agrotóxico usando equipamentos autopropelido com tecnologia embarcada também serão abordados.

Em janeiro a Caravana Soja Brasil volta a viajar pela rota mato-grossense da soja. Entre os dias 12 e 24 de janeiro de 2015, a equipe visita os municípios de Porto Alegre do Norte, Querência, Canarana, Água Boa, Campo Verde, Jaciara, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari e Pedra Preta. Assim como na primeira etapa que será concluída neste domingo (07.12), em Vera, na segunda, as noites são sempre reservadas para as palestras de agricultura de precisão e as manhã para as oficinas sobre o Sistema Integrado de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).

Em Lucas do Rio Verde, além da discussão sobre Agricultura de Precisão também acontece na manhã desta sexta-feira (05.12) a oficina do Sicar. Assim como nos outros municípios por onde a Caravana Soja Brasil passou os produtores têm muitas dúvidas. “O passo a passo ajuda os produtores a entender melhor como funciona o sistema de cadastramento”, explica a instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Waldete Santana.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt)


PROJETO SOJA BRASIL - A terceira edição do projeto Soja Brasil tem acompanhado o desenvolvimento das lavouras nos principais estados produtores do país. Desde julho, a realidade da safra brasileira vem sendo discutida em reportagens, programetes, programas técnicos e Fóruns. A Caravana já passou por Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul e as equipes da Expedição do Soja Brasil visitaram Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Soja Brasil tem coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultoria de Safras & Mercado. A iniciativa tem o patrocínio de Basf e Mitsubishi Motors. O apoio é de Intacta, Yara Brasil Fertilizantes e MAN Latin America. A etapa de Mato Grosso do Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, da Aprosoja Brasil, da Aprosoja-MT e do Senar-MT, com o apoio local dos sindicatos rurais dos municípios que estão na rota da caravana. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114