Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Terça, 09 de dezembro de 2014, 18h56

Caravana Soja Brasil mobiliza mais de 800 produtores em 10 municípios


Cerca de 3.500 quilômetros rodados, 10 municípios mato-grossenses visitados e mais de 800 produtores rurais mobilizados. Este é o balanço da primeira etapa do Projeto Soja Brasil que aconteceu entre os dias 24 de novembro e sete de dezembro. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) levou palestras sobre Agricultura de Precisão e também as oficinas para orientar o produtor rural sobre o Sistema Integrado de Cadastro Ambiental Rural (Sicar).

No Estado de Mato Grosso muitos produtores já investiram em Agricultura de Precisão, mas a maioria desanimou quando os resultados não atenderam as expectativas. A palestra do engenheiro agrônomo Carlos Henrique Augusto que é coordenador de Agricultura de Precisão na Fundação Shunji Nishimura levou um pouco de otimismo aos sojicultores. Segundo ele a Agricultura de Precisão não é apenas a compra de equipamentos modernos. “Mas a junção de vários fatores incluindo a gestão da propriedade e de informações”, enfatiza o engenheiro.

O produtor Rogério Suggestine é um dos que tem vários equipamentos modernos, utiliza todos, mas ainda não viu os resultados prometidos na Agricultura de Precisão. “Estas duas palestras me ajudaram a ter um novo olhar sobre esse assunto. Descobri que também é preciso investir na qualificação de toda a equipe e também na gestão de informações e da propriedade”.

Sicar é outro assunto que atraiu os produtores durante a Caravana Soja Brasil. Ainda há muitas dúvidas e confusões sobre o assunto. As oficinas ajudaram a sanar as dúvidas e a orientar os produtores sobre o que fazer e como fazer. “Informação é muito importante na hora de tomar a decisão e o Senar-MT foi muito feliz na escolha dos temas para a Caravana Soja Brasil”, enfatizou o produtor Armando Soares Muller.

Em 2015, os profissionais que compõe a Caravana Soja Brasil voltam para a estrada entre os dias 12 e 24 de janeiro. Nesta segunda etapa realizada em Mato Grosso serão visitados os municípios de Porto Alegre do Norte, Querência, Canarana, Água Boa, Campo Verde, Jaciara, Alto Garças, Alto Araguaia, Alto Taquari . Assim como na primeira etapa as noites são sempre são destinadas às palestras de Agricultura de Precisão e as manhãs reservadas para as oficinas do Sicar.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt

PROJETO SOJA BRASIL - A terceira edição do projeto Soja Brasil tem acompanhado o desenvolvimento das lavouras nos principais estados produtores do país. Desde julho, a realidade da safra brasileira. A Caravana já passou por Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Mato Grossoo Grosso.
O Soja Brasil tem coordenação técnica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e consultoria de Safras & Mercado. A iniciativa tem o patrocínio de Basf e Mitsubishi Motors. O apoio é de Intacta, Yara Brasil Fertilizantes e MAN Latin America. A etapa de Mato Grosso do Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, da Aprosoja Brasil, da Aprosoja-MT e do Senar-MT, com o apoio local dos sindicatos rurais dos municípios que estão na rota da caravana. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114