Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Quinta, 11 de dezembro de 2014, 16h28

Novos veículos dão mais suporte a atendimento do Indea


O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) adquiriu veículos e equipamentos por meio de recursos levantados pelo Governo do Estado e convênio firmado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Fundo de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), que destinaram R$ 10,6 milhões ao órgão. Uma parte já foi utilizada este ano e já foi feito termo aditivo da outra parte do recurso para 2015.

São 1.452 materiais e equipamentos eletrônicos adquiridos como computadores, cadeiras, mesas, armários, condicionador de ar, e longarinas, que irão estruturar fisicamente os escritórios locais e postos fiscais do Indea. Foram adquiridos ainda 90 veículos, entregues nessa quarta-feira (10.12) à autarquia, que darão suporte às equipes de trabalho que antes contavam com apenas 276 carros para atender todo o estado.

Com esses recursos foi possível realizar as atividade de sorologia de febre aftosa e peste suína clássica, para demonstrar a ausência dos vírus em Mato Grosso. Ainda foram realizados sorologia de brucelose e anemia infecciosa equina, para determinar a prevalência das doenças em Mato Grosso.

Houve também educação continuada em saúde animal para os métodos de diagnóstico e controle da brucelose, tuberculose animal e noções de encefalopatias espongiformes transmissíveis (vaca louca), e foi realizado o controle populacional de morcegos hematófagos para reduzir a incidência da raiva dos herbívoros.

“O recurso já estava disponível na conta do Indea desde janeiro de 2014, mas devido aos trâmites legais a aquisição dos equipamentos só foi possível no segundo semestre do ano”, destaca a presidente do Indea-MT, Maria Auxiliadora Diniz. Ela informa ainda que foi possível fazer a manutenção de sete barreiras sanitárias na fronteira internacional Brasil/Bolívia.

A presidente disse que os recursos levantados foram fundamentais para o desenvolvimento dos trabalhos da autarquia, que vão desde a educação sanitária à fiscalização. “O Indea está presente em todo o estado e tem extrema necessidade de adquirir esses materiais, equipamentos e veículos. Municípios das 13 Unidades Regionais serão atendidos”, pontua Diniz.

Módulo Produtor

O Indea lançou o Módulo Produtor, um sistema online que consiste em uma importante ferramenta para o produtor rural. É um projeto de interesse da cadeia produtiva que foi encabeçado pelo Governo do Estado de Mato Grosso. O sistema foi desenvolvido por meio do Centro de Processamento de Dados do Estado de Mato Grosso (Cepromat) e entrou em funcionamento na manhã dessa quarta-feira.

Para ter acesso ao sistema o produtor rural precisa preencher um termo de compromisso nas unidades de atendimento do Indea. O login e a senha serão enviados diretamente para o e-mail do produtor. “Essa ferramenta garante mais comodidade ao produtor que poderá acessar o sistema de qualquer ponto que tenha acesso à internet. Ele poderá emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para abate, e ainda visualizar o histórico e o saldo da propriedade, e outras informações como a lista de frigoríficos e de todas as unidades do Indea”, ressalta a presidente da autarquia.

De acordo com a coordenadora da Defesa Sanitária Animal, Daniella Soares de Almeida Bueno, “o Módulo Produtor representa um marco para a cadeia produtiva que aguardava ansiosa por esse sistema”.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114