Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 12 de dezembro de 2014, 11h53

Laboratório móvel revoluciona o atendimento aos produtores do Mato Grosso


A Agrológica Agromercantil, em parceria com a FMC Agricultural Solutions, realizam o projeto "De olho na sua Lavoura", que oferece ao produtor um serviço completo de orientação de manejo e prevenção no campo, desde o preparo do solo até a colheita. Trata-se de um automóvel equipado com laboratório, inclusive microbiológico, e equipe técnica qualificada, que leva às lavouras do Mato Grosso avaliação precisa e imediata de pragas e doenças.

Os resultados da iniciativa são: rapidez na análise e eficácia na aplicação da tecnologia. A ação teve início em abril deste ano e já atendeu a mais de 150 fazendas com mais de três visitas por área, entre elas, lavouras de soja, milho, algodão e feijão. Os municípios beneficiados são Primavera do Leste, Rondonópolis, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e cidades circunvizinhas. A expectativa do projeto é realizar 200 visitas em 2015, quase 25% a mais do que neste ano, beneficiando cerca de 25 municípios, com os pontos de apoio nas seis unidades da Agrológica.

O projeto "De olho na sua Lavoura" conta com dois laboratórios móveis. Cada um possui uma equipe formada por engenheiros agrônomos especialistas da área. Além disso, levam soluções e auxílio técnico ao produtor, facilitando o dia a dia do profissional, com desenvolvimento de áreas testes, monitoramento e coleta de amostragem de solo e folhas; palestras de conscientização sobre segurança e conservação do meio ambiente e social e uso correto de EPI's; aferição de equipamentos agrícolas e condução de dias de campo.

"O objetivo é levar para o campo um laboratório de análise equipado com microscópios, lupas especiais, instrumentos de aferição, computadores e impressoras. Isto proporciona ao produtor um raio-X da lavoura, principalmente com a identificação dos inimigos ocultos, como os nematoides, que são responsáveis por 20% a 30% das perdas da produtividade da soja no Brasil. Queremos cada vez mais levar conveniência e inovação ao produtor facilitando seu dia a dia no campo com incremento de produtividade", afirma o Representante Técnico Comercial (RTC) da FMC em Rondonópolis, Guilherme Teixeira Melles.

Melles ressalta a importância do projeto. "Esta iniciativa é uma grande aliada para o produtor, já que permite que ele acompanhe a análise e receba orientação sobre o solo e possíveis pragas encontradas, imediatamente. Após aplicação da tecnologia, o laboratório móvel volta à lavoura para realizar uma avaliação do efeito e eficácia do produto no campo. A maior incidência das visitas nas lavouras, até agora, tem sido para encontrar nematoides, antracnose e ferrugem", destaca o RTC.

Após as análises, a equipe recomenda as tecnologias da FMC que serão eficazes, dependendo dos resultados. "Contra os nematoides, a companhia oferece um amplo portfólio e destaca o nematicida/inseticida Rugby 200 CS, aplicado com o sistema PulverEasy no sulco de plantio, que promove a proteção do sistema radicular da soja. O fungicida Locker (controle da Ferrugem Asiática da Soja, Oídio, Antracnose, Mancha Alvo e Doenças de Final de Ciclo, com 3 modos de ação), os inseticidas Rocks (tratamento de sementes: controle de insetos sugadores e mastigadores), Talstar (age por contato e ingestão, para o controle das lagartas e percevejos), Talisman (para lagartas e percevejos, com dois modos de ação) e o inseticida biológico Dipel (para manejo de resistência de pragas, inclusive Helicoverpa armigera, e é considerado preferencial para Manejo Integrado de Pragas (MIP))", explica Melles.

O Gestor Comercial da Agrológica, unidade de Primavera do Leste, Alexandre Romeiro, comenta sobre essa parceria. "A proposta do laboratório é criar e identificar soluções de grande importância para o nossos clientes, e isto demonstra o potencial da parceria entre Agrologica e FMC, ou seja, sempre levando o diferencial", destaca Romeiro.

A FMC Corporation é uma companhia química americana que atua globalmente há mais de um século com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade nos diversos setores como agrícola, industrial e de consumo. Em 2013, a FMC teve seu faturamento anual de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 6 mil pessoas no mundo e opera seus negócios em três segmentos: FMC Agricultural Solutions, FMC Health and Nutrition e FMC Minerals.

Uma das principais empresas agroquímicas do País, há 40 anos a FMC Agricultural Solutions investe em soluções tecnológicas inovadoras com pesquisas e desenvolvimento de novas moléculas e formulações químicas e biológicas eficientes no controle e prevenção de pragas e doenças nas lavouras do País. Com faturamento anual US$ 905 milhões em 2013, a empresa é focada em antecipar as necessidades dos clientes, inserindo a sustentabilidade em seu negócio no dia a dia e principalmente nas comunidades onde está presente, agindo sempre com segurança e de forma responsável em todas as áreas. A missão da companhia é contribuir para melhoria da produtividade no campo, rentabilidade do produtor rural e qualidade do agronegócio brasileiro. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114