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Agro
Sexta, 12 de dezembro de 2014, 13h29

Estradeiro da BR-163/364 inaugura agenda da Comissão em 2015


A agenda da Comissão de Logística da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) já está definida para 2015, e começa com o pé na estrada, tendo no Estradeiro da BR-163/364 seu primeiro compromisso. No dia 21 de janeiro, terá início a jornada para avaliação das duas rodovias na porção sul de Mato Grosso, essenciais para o escoamento da produção para aos portos do Sul e Sudeste brasileiros. A intenção é avaliar o andamento das obras de duplicação iniciadas este ano. A data foi anunciada ontem (dia 11), durante a última reunião de 2014 da Comissão.

O Movimento Pró-Logística, que conduziu a reunião, fez um balanço das atividades deste ano quanto aos avanços dos três modais monitorados pelas entidades-membro: rodoviário, ferroviário e hidroviário. Conforme o diretor executivo do grupo, Edeon Vaz Ferreira, houve resultados positivos em todas as áreas.
“Foi um ano positivo. As coisas andaram, infelizmente não na velocidade que gostaríamos, mas andaram. Podemos nos orgulhar de dizer que todos os focos do movimento estão em andamento, diferente do que acontecia quando iniciou, com tudo parado (em 2009)”, ponderou Ferreira.

Um breve relato das rodovias deixou claro que à BR-163 falta pavimentação em 247 quilômetros, todos dentro do Pará, até Santarém; na BR-158, em direção Marabá (PA), ainda há uma intervenção necessária no trecho que contorna a terra indígena Maraiwatsede, no Nordeste do Estado, de 137 Km, e a recuperação de duas das cinco pontes que estavam em ruim estado de conservação.
Na BR-080, os 201 Km entre Ribeirão Cascalheira e São Miguel do Araguaia (GO) ainda carecem de pavimentação, onde está sendo feito estudo de impacto ambiental. Já a BR-242 já tem 156 Km de pavimentação, entre Sorriso e Nova Ubiratã, e outro trecho de 185 Km já está licitado. O último, de 103 Km, até Querência, está em fase de revisão do projeto.
Quanto ao ferroviário, um dos trechos da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), entre Lucas do Rio Verde e Campinorte (GO), deve ser licitado até o fim do primeiro semestre de 2015. Quanto à Ferrogrão, entre Sinop e o porto de Miritituba (PA), o prazo de oito meses para elaboração das propostas se encerra em março, quando será aberto o processo licitatório.

O tema hidroviário acabou se tornando o mais debatido da reunião, em função dos avanços na hidrovia do rio Paraguai. O embate jurídico que impedia sua instalação foi vencido no final de 2013, desde quando a navegação, a partir de Cáceres, está completamente possibilitada.
A Administradora da Hidrovia do Paraguai (Ahipar) demonstrou parte do trabalho que vem desenvolvendo no eixo Cáceres até a foz do rio Apa, na divisa com o Paraguai. Os integrantes da Comissão, certos da alternativa, vão se organizar para agregar forças políticas e de investidores e tornar a rota de escoamento o mais utilizada possível.
Outras reuniões já anunciadas da Comissão para 2015 são o Café da Manhã Hidroviário, no dia 24 de fevereiro, em São Paulo, e a primeira reunião de trabalho, no dia 26. 




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