Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Terça, 16 de dezembro de 2014, 19h31

Empaer atende 135 mil produtores rurais em 122 municípios de MT


Com atuação em 87% dos municípios do estado e 144 unidades, a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) atendeu nos últimos quatro anos aproximadamente 135 mil produtores rurais, entre mulheres, quilombolas, indígenas, pescadores e jovens rurais. Em 2014 foi realizado o concurso público para expandir o quadro de técnicos com a perspectiva em atender 140 mil agricultores familiares existentes no estado, sendo 50 mil famílias de comunidades tradicionais e 90 mil assentadas.

Ainda em 2014, no dia 15 de setembro, a Empaer completou 50 anos de atividade e parceria com o produto rural. O presidente da Empaer, Valdizete Nogueira, destaca a trajetória e conquistas da empresa e ressalta que no governo Silval Barbosa foi realizado o concurso público para contratação de 225 novos empregados e ainda a transformação da Empaer em empresa pública de direito privado para empresa pública. Conforme Valdizete, já foram contratados 117 pessoas aprovadas no concurso público. “Conseguimos promover mudanças que vão beneficiar os agricultores familiares de Mato Grosso”, enfatiza Valdizete.

A empresa atua em 122 municípios e possui um escritório central em Cuiabá, nove regionais, 115 escritórios municipais, quatro distritais, três centros de geração e difusão de tecnologia, um núcleo de laboratórios, seis campos experimentais, quatro viveiros para produção de mudas e uma estação experimental de piscicultura facilitando o acesso dos agricultores familiares a pesquisa, assistência técnica e extensão rural. O quadro atual é composto por 546 servidores.

Com objetivo em apoiar o desenvolvimento rural, a Empaer tem diversas parcerias firmadas por meio de convênios e contratos para execução de projetos. Conforme Nogueira, a parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para execução de Projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural a 8.500 agricultores familiares, distribuídos em 89 municípios do estado. Cinco Contratos de prestação de serviços, através de Chamadas Públicas, em execução, para atendimento de famílias de extrema pobreza, produtores de leite, implantação da aqüicultura sustentabilidade e agroecologia.

A capacitação continuada para técnicos e agricultores, somente em 2013, capacitou um total de 145 pessoas, que se tornaram multiplicadores do conhecimento nas principais cadeias produtivas de leite, fruticultura, olericultura, mandioca, piscicultura, apicultura e sistemas florestais. Nos últimos quatro anos já foram realizados 50 módulos da capacitação continuada e treinamento com mais de 270 técnicos. Trata-se de uma parceria entre a Empaer, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Organização das Cooperativas do Brasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e prefeituras. A capacitação está promovendo especialistas em diversas áreas.

A pesquisa desenvolvida pela Empaer é voltada prioritariamente para a agricultura familiar, gerando novos conhecimentos e disponibilizando tecnologias adaptadas as condições do pequeno produtor. Atualmente esse seguimento trabalha com melhoramento vegetal de arroz, feijão, gramíneas forrageiras, gergelim, amendoim, mandioca, abacaxi, banana e maracujá. Também são desenvolvidas pesquisas com espécies florestais (potencial madeireiro, reflorestamento, sistemas Agroflorestais, etc.) e na área de Agroecologia.

Com 21 projetos de pesquisa em andamento. O trabalho com inovação, busca de cultivares eficientes no uso de fertilizantes, utilização de bactérias para fixação do nitrogênio, resistência às pragas e doenças, diminuindo assim o custo de produção e contaminação ambiental. Também são trabalhadas culturas não plantadas tradicionalmente no estado como as flores tropicais, que representam uma nova alternativa de produção voltada para a agricultura familiar.

A agricultura e pecuária são atividades relevantes, especialmente por constituírem a base da geração de emprego, renda e da movimentação da economia dos municípios. Um estudo realizado pelos técnicos da Empaer revela que 30% dos agricultores exercem a pecuária de leite como atividade econômica, seguindo para fruticultura, olericultura, mandioca, seringueira, piscicultura e outras. Nesse meio século de existência, a Empaer teve um papel fundamental junto às famílias rurais e vai continuar trabalhando para gerar conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável com prioridade à agricultura familiar. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114