Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 17 de dezembro de 2014, 13h14

Senar-MT lança capacitação para a Cultura do Café e Agricultura de Precisão


Em 2014 o portfólio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) ganhou pelo menos mais 70 novos treinamentos, o que significa um aumento de cerca de 30%. Estas novas oportunidades de qualificação, além de suprirem a demanda crescente das 15 cadeias produtivas prioritárias para a instituição, também atendem as necessidades do setor de cafeicultura, que a partir de 2015 passa a fazer parte da lista das cadeias prioritárias para o Senar-MT.

Já para o próximo ano, a instituição passa a oferecer sete treinamentos para os profissionais que trabalham no cultivo do café. Esta lista inclui capacitação na área de Adubação manual e mecanizada da lavoura de café; Colheita de café; Formação da lavoura de café; Manejo integrado de pragas e doenças do cafeeiro; Poda manual e mecanizada do café; Pós colheita do café via seca e úmida; e Produção de mudas de café.

A gerente de Educação Profissional Rural, Tatiane Perondi explica que a entidade trabalha com demandas apresentadas pelos produtores, por meio dos sindicatos. "Em 2014 o Sindicato Rural de Rondolandia apresentou a necessidade de realizar cursos de aperfeiçoamento para a mão de obra que trabalha nesta área, então formatamos os treinamentos e colocamos a disposição da sociedade rural", explica.

Além da cafeicultura, em novembro, durante o projeto Soja Brasil que visitou 10 municípios, o Senar-MT também lançou a Qualificação em Agricultura de Precisão que inclui assuntos como operação de tratores agrícolas com tecnologia embarcada, regulagem e operação de implementos agrícolas para preparo e correção do solo com uso da tecnologia embarcada, regulagem e operação de implementos agrícolas para semeadora. Além destes, outros assuntos como manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos com tecnologia embarcada e aplicação de agrotóxico usando equipamentos autopropelido com tecnologia embarcada também serão abordados.

Outro setor que também ganhou novos treinamentos foi o de bovinocultura de corte. Para esta área foram quatro novos treinamentos. De acordo com o superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho a necessidade de mão de obra qualificada para a pecuária tem crescido bastante nos últimos anos, especialmente nos municípios onde está acontecendo a integração lavoura e pecuária. "Estes novos treinamentos levam um conhecimento especializado para o pecuarista".

O Senar-MT também lançou treinamentos para a Cadeia Produtiva do Milho. Com duração de 40 horas, o Cultivo e armazenamento de milho em pequenas propriedades rurais tem como objetivo de aperfeiçoar a mão de obra dos trabalhadores que atuam no cultivo de grandes culturas anuais, como a do milho. Os pré-requisitos para participar do treinamento são: ter idade mínima de 18 anos; ser alfabetizado e ser produtor ou trabalhador rural.

Também foram lançadas qualificações na área de saúde e segurança no trabalho. Esta está entre as áreas mais demandadas junto aos sindicatos rurais e, consequentemente, ao Senar-MT. É uma área onde a legislação exige capacitação a cada dois anos e, em alguns casos, anualmente. Os interessados em fazer os treinamentos do Senar-MT devem procurar o sindicato rural do seu município para ver o que está programado para 2015 e se ainda há vagas.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114