Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Segunda, 05 de janeiro de 2015, 22h54

Supervisores são capacitados sobre NR-31


Formação, que ocorre ao longo de toda esta semana, visa reforçar regras sobre qualidade de vida e segurança do trabalhador rural

Os supervisores de projetos da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) estão conhecendo de forma mais profunda as regras para a manutenção da qualidade de vida e da segurança do trabalhador rural previstas nas Normas Regulamentadoras 31 (NR 31) e 31.8 (NR 31.8). Eles iniciaram, nesta segunda-feira (05), uma capacitação sobre o tema para que possam orientar os produtores nas regiões do Estado em que atuam.

A capacitação é fruto da parceria entre a Aprosoja e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). O objetivo é que cada vez mais produtores do Estado façam a adesão ao programa Soja Plus, que fomenta práticas de sustentabilidade nas propriedades quanto aos aspectos econômico, social e ambiental.

No início da capacitação, os cinco supervisores obtiveram informações sobre as diversas modalidades de contrato de trabalho no campo, exames necessários no momento da admissão, implicações sobre contratação temporária, entre outros temas, sempre com o propósito de alertar aos produtores sobre o que a legislação exige.

“Nosso papel é demonstrar ao produtor o que é correto, dizer a ele o que a lei determina para que tomem a melhor decisão”, comentou a analista de projetos do Soja Plus, Cristiane Sassagima Neves.

A analista de Meio Ambiente da Aprosoja, Marlene de Fátima Lima, reforçou a importância da observância das normas, mas ponderou sobre a necessidade de que as regras fossem adequadas à realidade do campo. “A NR 31 já sofreu duas grandes alterações. Todas as discussões em torno dela aqui, que é uma entidade de classe, são levadas para a Bancada Ruralista (Congresso Nacional) para que a norma seja aperfeiçoada. Mas é necessário que o produtor, lá na ponta, tenha conhecimento sobre ela”.

A capacitação para os supervisores ocorre na sede da Aprosoja durante toda esta semana. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114