Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Segunda, 19 de janeiro de 2015, 17h22

Central de Abastecimento de Alimentos passará por diagnóstico


Com objetivo de conhecer e resolver as problemáticas da Central de Abastecimento de Alimentos da Agricultura Familiar de Várzea Grande, o vice-governador Carlos Fávaro mediou reunião junto a Secretaria de Agricultura Familiar (Sedraf), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e representantes da cooperativa, que administra o centro.

Atualmente a Central de Abastecimento não cumpre sua finalidade, pois funciona como uma feira. O local foi criado para dar apoio à comercialização dos produtos oriundos da pequena propriedade da baixada cuiabana. Mas, diante da falta de atuação do governo, acabou virando uma feira por opção dos produtores já que eles precisavam distribuir os alimentos da agricultura familiar.

Durante a reunião ocorrida no sábado (17.01), o vice-governador pediu que fosse feito um levantamento para saber a necessidade de se cumprir a finalidade ou de continuar funcionando como uma feira. Fávaro ainda deixou claro que tudo será discutido com os produtores da Baixada Cuiabana para que de fato viabilize a atividade.

"Vamos fazer um grande diagnóstico para entender qual o potencial, a vocação dos municípios que são atendidos pela Central de Abastecimento, para sabermos se continua com a feira ou se a central passa a cumprir sua função original, que é dar apoio à comercialização da pequena propriedade", destacou.

Nesse diagnóstico será levantado desde como funciona a produção de alimentos, a necessidade de transporte para o escoamento da produção até os caminhos da comercialização. Os trabalhos serão realizados pela Sedraf, com apoio da Empaer.

De acordo com a diretora da cooperativa que administra a central, Maria Aparecida dos Reis, a intenção é trazer o produto da pequena propriedade e repassar aos colégios, restaurantes, ou seja, dar apoio comercialização da agricultura familiar. Ela disse que agora está confiante que o projeto vai sair do papel.

"A reunião foi ótima. Nos últimos quatro anos ninguém do governo veio nos dar apoio. Pela conversa a gente sentiu que eles tão mostrando vontade de fazer as coisas acontecerem, de nos ajudarem. Foi admirável a atitude deles de virem aqui falar com a gente num sábado. Acho que agora a central vai dar uma alavancada".

Também participaram da reunião o prefeito de Várzea grande em exercício, Wilton Pereira, o deputado federal, Fabio Garcia, o secretário da Sedraf, Suelme Evangelista e o presidente da Empaer, Layr Mota.

A Central de Abastecimento recebe mantimentos de 14 municípios da Baixada Cuiabana e o projeto teve inicio em 2005, sendo que em 2008 ganhou estrutura, e em 2014 passou a funcionar como feira.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114