Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Segunda, 19 de janeiro de 2015, 23h59

Sistemas de Produção Agropecuária em Terras Baixas serão abordados no 1º Dia de Campo de Verão


I DIA DE CAMPO DE VERÃO

Sistemas Integrados de Produção Agropecuária em Terras Baixas:

"Investigando alternativas para uso da várzea"

 

No dia 22 de janeiro, próxima quinta-feira, será realizado na Fazenda Corticeiras, município de Cristal – RS, o 1º Dia de Campo de Verão "Sistemas integrados de produção agropecuária em terras baixas – investigando alternativas para o uso da várzea". O objetivo do encontro é discutir e apresentar resultados até agora alcançados do trabalho de pesquisa iniciado em março de 2013 na Fazenda Corticeiras, com previsão de seguir até 2023. Busca-se avaliar ao longo deste período sistemas de produção para terras baixas, que envolvem o contraste das variáveis diversidade de culturas na rotação e intensidade/tempo de rotação com o arroz.

O trabalho experimental visa representar e estudar diferentes cenários para os sistemas de produção comumente utilizados nas terras baixas do estado, permitindo à pesquisa a discussão e a formatação de modelos produtivos integrados de Lavoura-Pecuária que agreguem sustentabilidade aos sistemas que produzem arroz irrigado no RS.

Para o estudo, foram montados cinco sistemas de produção que envolvem desde o cultivo continuado do arroz até sistemas compostos por rotações mais curtas ou mais longas com o arroz, com maior ou menor grau de diversificação das culturas em rotação com o arroz, incluindo a pecuária. Serão demonstradas neste dia de campo quatro estações conforme o programa em anexo, onde se discutirão aspectos que envolvem os sistemas integrados de lavoura-pecuária que incluem arroz, soja, e diferentes forrageiras, bem como o planejamento dos sistemas e aspectos sobre a drenagem e irrigação das áreas para o cultivo do arroz, soja e forrageiras. Ao final das estações, será oferecido um almoço e logo em seguida ocorrerá um painel com o debate entre produtores, técnicos e pesquisadores em torno de dois temas centrais: o plantio direto na várzea e qual integração queremos.

Um dos palestrantes será o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Danilo Menezes Sant´Anna, integrante do Comitê de Responsabilidade Técnica do experimento realizada na propriedade. O pesquisador abordará o tema produção animal e manejo de espécies forrageiras em sistemas integrados de produção, juntamente com o doutorando da UFRGS, Thiago Barros. Além dos aspectos sobre manejo das forrageiras nas áreas de terras baixas, serão discutidas nesta estação as diferentes possibilidades de inserção de forrageiras nos sistemas produtivos testados. Apesar de se apresentar pontualmente algumas tecnologias isoladas, em todas as estações a abordagem dos conteúdos será em função do contexto de cada sistema de produção estudado, visando discutir as diferenças entre os mesmos, bem como os aspectos que envolvem o olhar sistêmico da atividade agropecuária em terras baixas.

O trabalho é fruto de uma parceria público-privada entre Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Embrapa, Serviço de Inteligência em Agronegócios (Sia), Integrar, Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA) e Fazenda Corticeiras, onde acontecerá o dia de campo.

 

As estações discutirão os seguintes temas:

 

Estação 1: Contextualização do projeto e manejo da cultura do arroz em sistemas integrados de produção (Felipe Carmona, Integrar e Filipe Selau Carlos, IRGA)

Estação 2: Critérios para alocação de drenos e manejo da soja em sistemas integrados de produção (Antoniony Winkler, UFPel e Darci Uhry, IRGA)

Estação 3: Planejando a Integração Lavoura-Pecuária (Jamir Luis Silva da Silva, Embrapa Clima Temperado e Davi Teixeira dos Santos, SIA)

Estação 4: Produção animal e manejo de espécies forrageiras em sistemas integrados de produção (Danilo Menezes Sant´Anna, Embrapa Pecuária Sul e Thiago Barros, UFRGS)

Reunião-almoço: casos de sucesso de produtores e mesa redonda

Painel 1 – O plantio direto na várzea

Painel 2 – Qual Integração queremos?

 

 

Local: Fazenda Corticeiras, BR 116, km 418, Cristal – RS.

Data: 22 de janeiro de 2015 - Início às 8:00h

Realização sob quaisquer condições climáticas. Entrada franca, inscrições no local.

Informações: felipe.c.carmona@gmail.com; (51) 9777.0898 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114