Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Terça, 20 de janeiro de 2015, 22h11

Produção de grãos é armazenada em municípios vizinhos


Com capacidade para armazenar 1,8 milhão de sacas de grãos, estão sendo construídos dois armazéns no município de Ribeirão Cascalheira (900 km a Leste de Cuiabá) para atender os produtores rurais na safra 2015/2016. Após levantamento nas áreas rurais, foi constatado que são cultivados 81.924 hectares de grãos na região e a produção é armazenada e comercializada nos municípios vizinhos. O técnico agrícola da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Carlos Alberto Quintino fala que os armazéns possibilitarão aumento na arrecadação do município beneficiando a cidade e a população.

Durante dois meses, técnicos da Empaer, Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato Rural percorreram 65 propriedades rurais para realizar o levantamento das áreas cultivadas e apuraram que o cultivo da soja possui uma área plantada de 74 mil hectares, com uma produtividade média de 52 sacos por hectare ou 3.120 kg/hectare. Em seguida aparece o cultivo do milho com 7.662 hectares, arroz 3.070 hectares e feijão 2.400 hectares. Conforme Carlos, o milho cultivado é o safrinha com uma produtividade média de 5.760 kg/hectare.

O levantamento da área tem o objetivo de orientar os produtores rurais a armazenar e comercializar a produção no município, gerando mais arrecadação e benefícios para o contribuinte. Quintino conta que a safra 2014/2015, foi armazenada nos municípios de Querência e Canarana. “Muitos produtores retiraram a Inscrição Estadual em outros municípios e queremos incentivá-los a retirar a Inscrição em Ribeirão Cascalheira”, destaca.

Ele ressalta que nas áreas com pivô central alguns produtores estão investindo no cultivo de feijão irrigado. A tendência é ampliar a área cultivada de grãos.

O trabalho de levantamento nas propriedades rurais contou com a participação do secretário de Agricultura, Rogério Marques dos Reis, técnico da secretaria da agricultura, Argemiro Coelho de Moraes e o presidente do sindicato rural, Ivo Cabral de Menezes.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114